Parada obrigatória

Viagem por outros caminhos​

O que foi falado no Plenae em outubro

4 de Novembro de 2024


Viagem por outros caminhos

Viagem por outros caminhos
Esse mês, viajamos juntos. Demos as mãos, pegamos nossos passaportes simbólicos e embarcamos rumo a destinos diferentes. Começamos o mês em um lugar e terminamos em outro completamente diferente, mas certamente mais evoluídos e com mais informações na bagagem. Se você perdeu o horário do voo, fique tranquilo: te contamos a seguir um pouco mais sobre essas experiências!
1 é pouco, 2 é bom e 9 é ótimo!
Isso mesmo: separamos não um, nem dois e sequer três, mas nove hábitos que podem te trazer felicidade segundo a ciência. E engana-se quem pensa que é preciso uma grande revolução para chegar a esse estado. Trata-se, na verdade, de atos cotidianos que, quando feitos com frequência, te trazem muitos benefícios!
Dicas, para quê te quero?
Para ler, para ouvir, para assistir e até para empreender! Na primeira semana de outubro, que antecedeu a estreia da décima sétima temporada do Podcast Plenae, aproveitamos para te dar dicas sobre temas variados, mas todos com o objetivo de contribuir ainda mais com a sua jornada. 
A viagem para mares profundos
Embarcamos no primeiro destino, que na realidade, são muitos! Assim foi o primeiro episódio da décima sétima temporada do Podcast Plenae, representando o pilar Relações por Estela e Pedro, o casal que levou seus dois filhos para velejar pelo mundo, contrariando todas as expectativas de quem duvidou da empreitada.
Tem espaço para mais um?
E inspirados pela aventura de Estela e Pedro, perguntamos para a inteligência artificial quais são os benefícios de embarcar em uma viagem em família! E o melhor: todos os benefícios apontados também foram colhidos pelo casal e relatados em seu episódio. Deu match!
A arte como denúncia
No segundo episódio da décima sétima temporada do Podcast Plenae, embarcamos para uma quase viagem no tempo. Representando o pilar Contexto, o artista Dalton Paula conta como seus caminhos anteriores o levaram ao sucesso e ao privilégio de poder viver de arte, arte essa que denuncia o passado doloroso de seu povo. 
Outros nomes de peso
O que Dalton Paula faz por meio de suas expressões artísticas não é só bonito esteticamente falando, mas é importante do ponto de vista histórico. E há outros artistas afro-brasileiros que estão fazendo o mesmo, seja na literatura, na música ou nas artes plásticas também. Separamos muitos nomes para você conhecer!
A mão invisível dos professores
Ninguém chegou até aqui sem ter passado por um professor. Não há quem não tenha testemunhado mudanças em sua própria vida à luz de uma aula. Homenageamos aqueles que usam sua própria voz para fortalecer o ensinamento por meio da oralidade, método quase tão antigo quanto a própria humanidade.
Quando eu quiser, eu paro!
O Tema da Vez desse mês poderia se chamar “Temão da vez”, já que o assunto é de peso. Falamos sobre o vício, essa doença tão incompreendida e cheia de estigmas que ainda carece de leis, políticas públicas, olhar médico empático e acolhimento da sociedade - mas que atinge números cada vez mais alarmantes. 
A culinária como religião
Próxima estação: Trancoso. Ou seria Inglaterra? Pode ser na zona oeste de São Paulo também, não importa. O fato é que viajamos com a chef Morena Leite, representante do pilar Espírito dessa temporada e que nos conduziu a destinos diferentes embalados pelo cheiro delicioso de sua gastronomia. 
Comer, rezar e amar
Há um motivo para uma chef de cozinha ter representado o pilar Espírito nessa temporada. Morena Leite fala como a gastronomia foi sua ponte para conhecer outras culturas e, sobretudo, outras religiões. E essa relação entre o espiritual e o prato de comida, como investigamos, é mais antiga do que você imagina.
Acima do mundo
Nossa quarta parada foi no pilar Mente, ou mais especificamente, no pico do Everest. Quem conta essa história é o empreendedor Gustavo Ziller que, como muitos de sua área, teve que ver o seu corpo padecer para então levar a sua saúde mental a sério. E esse, na verdade, foi só o começo de sua outra jornada.
Você brinca?
Ainda que a ciência insista nos benefícios da diversão para a nossa saúde de forma geral, seguimos sufocados por uma lista de afazeres que não contempla essa atividade como algo legítimo e igualmente importante a todas as outras. Nesse mês das crianças, te convidamos a ouvir o que a sua criança interna está tentando dizer

Não desfaça suas malas! Nos vemos em novembro para terminarmos juntos essa viagem com várias paradas, mas nunca um destino final único. Até breve!

Compartilhar:


#PlenaeApresenta: José Papa Neto e as linhas de chegada da vida

Você aprende com as dificuldades da sua vida? José Papa Neto conta, no Podcast Plenae, como sua vida mudou e como ele cresceu com essas mudanças

28 de Setembro de 2020



Como os piores momentos de nossas vidas podem aflorar o que temos de melhor? O publicitário José Papa Neto, terceiro convidado da segunda temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, pode explicar.

Representando o pilar Mente, Papa Neto narra toda a sua trajetória de vida, repleta de altos e baixos, e como os momentos mais baixos foram cruciais para a sua evolução e seu autoconhecimento.

Neto de imigrante, ele viu ainda muito jovem todo o império construído pela sua família nas últimas décadas ruir. Com a falência veio junto também os problemas familiares e a sua necessidade de trilhar um caminho que fosse só seu.

“Precisei me rever do ponto de vista do que queria ser e do que queria fazer. Quando tive que correr atrás de tudo para sobreviver, percebi a amplitude que essa vivência dá, e me tornei muito mais consciente do que é essa vida real” conta Papa Neto.

E é justamente ali que a sua jornada de sucesso na carreira publicitária começa. “Minha cabeça começou a se abrir para um processo de transformação que seria fundamental para mim.”

Grandes agências, renomadas contas e até o posto de primeiro brasileiro no diretório do prêmio mais importante da sua área, o Cannes. Papa Neto chegou onde poucos chegaram, sempre movido pelo que lhe fazia sentir vivo.

Mas a vida muda, e traz consigo novos desafios. “Para mim, a vida é como uma maratona, são várias linhas de chegada o tempo inteiro e diversos turning points . Para não ficar cansativa essa corrida, a gente precisa ter a consciência de que é importante sempre reciclarmos nossos objetivos.”

O empresário começa então a enfrentar a sua maratona pessoal mais desafiadora até então: após uma dor de cabeça seguida de um desmaio, veio o trauma craniano, que lhe demandou 4 cirurgias, duas em solo brasileiro e duas em solo londrino. Suas diversas passagens pela UTI e uma ameaça de morte iminente pairando no ar só serviram para lhe abrir ainda mais os olhos.

“Era inevitável ver a minha vida se transformar completamente, ainda mais com tudo que eu já sentia antes. Neste momento mais complexo, que podia ser o meu último, sentia o tempo todo que precisava conectar minha mente e meu coração. São nesses momentos extremos que a gente reconhece o que nos faz humanos, a nossa essência.”

Confira o relato na íntegra dessa incrível história no terceiro episódio da segunda temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, disponível no seu streaming de preferência.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais