Para Inspirar

Uma viagem para dentro: como é consagrar a ayahuasca?

A experiência, que é antes de mais nada individual, se apoia na força do coletivo e a força de tudo aquilo que é natural

19 de Junho de 2024


“Esse é um relato pessoal de alguém que consagrou a Ayahuasca pela primeira vez. Trata-se, portanto, da experiência de uma pessoa que só pode falar sobre ela - sabendo que, para outras pessoas, a jornada pode ter sido diferente. É impossível generalizar os resquícios dessa prática, pois cada um irá colher diferentes aprendizados. 

A ayahuasca, antes de mais nada, é um chá com um sabor ácido e amargo e textura espessa, feito da combinação de um cipó - o mariri (Banisteriopsis caapi) - e de um arbusto – a chacrona (Psychotria viridis) ou a videira chagropanga (Diplopterys cabrerana). Essa bebida foi descoberta há muitos séculos atrás e é praticamente impossível cravar a data ou um único povo que tenha a autoria total. 

O que se sabe com certeza é que todos esses compostos que dão origem a essa mistura com propriedades alucinógenas são de origem da floresta Amazônica. Vale lembrar que, apesar de ter sua maior parte dentro dos limites brasileiros, a Amazônia também está presente em outros oito países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.

Outro dado muito difícil de cravar é quantos adeptos ao ritual da ayahuasca existem no mundo, já que não há um órgão que regulamente isso, como é o Vaticano para a Igreja Católica. O que se sabe com certeza é que ela tem um uso aplicado a vários dogmas diferentes, mas o mais famoso talvez seja o Santo Daime, reconhecido como religião e que usa o chá em seus rituais. 


Histórias à parte, minha curiosidade em relação às chamadas medicinas da floresta é antiga, desde que li o livro ‘A Erva do Diabo’, do antropólogo peruano Carlos Castaneda. O livro, publicado em 1960, foi um marco da contracultura da época e é um dos diários antropológicos mais importantes até hoje. Nele, o então mestrando Castaneda, acompanha o indígena Yaqui Dom Juan Matus, a fim de conhecer mais sobre a cultura daquele povo, e essa experiência invariavelmente passa pelo uso de substâncias enteógenas (que tem efeitos alteradores da consciência e da percepção).

Aquilo me marcou profundamente, mas como a maioria das pessoas, eu tinha muito receio. Estudei por muito tempo, li muito sobre o assunto e falei com pessoas que já tinham feito o ritual. Moro em São Paulo e não queria sair daqui para fazer, por medo de estar longe de casa, mas também queria algo que subvertesse a lógica das grandes cidades e oferecesse mesmo alguma conexão com a natureza em meio à selva de pedras. Achei o meio termo perfeito, a Casa Xamânica, localizada no bairro do Morumbi, um espaço de paz em meio ao caos. 

Depois de conversar com os responsáveis, me inscrevi para participar, paguei pelo meu espaço (é importante dizer que se trata de um ritual pago), preenchi um formulário de anamnese para que eles me conhecessem melhor até mesmo em relação às questões médicas e aguardei o dia chegar.

O processo começa ainda no preceito, que se dá nos dias que antecedem a consagração. Durante três dias, você não pode comer carne - o que não foi um problema para mim, que já sou vegetariana, mas pode ser difícil para muitos. Também não é estimulado o uso de álcool ou qualquer substância sintética e é recomendado evitar relações sexuais, trocas energéticas intensas, ambientes densos, noticiário e assuntos negativos.

O preceito é uma etapa muito importante porque no meu caso, evidenciou alguns péssimos hábitos que tenho. Essas instruções te fazem pensar sobre outras que não foram dadas por eles, mas que você acaba querendo fazer, como dormir melhor, se alimentar melhor, e tudo isso pode jogar luz ao seu dia a dia e como ele poderia ser mais saudável de várias maneiras. Além disso, te faz levar aquilo que está por vir mais a sério, realmente é como pavimentar o caminho que está para ser trilhado e hoje eu entendo completamente a importância desse preparo. 

Essa etapa também existe para que haja uma limpeza interna do corpo e para que assim você sofra menos durante o processo de limpeza. A limpeza pode ser especialmente difícil e pode se dar mais ou menos uma hora depois da ingestão do chá. Não é certo que ela acontecerá, mas caso aconteça, a pessoa pode sentir ânsia de vômito e efetivamente vomitar, ou sentir desconfortos intestinais (e efetivamente ter que usar o banheiro) ou somente chorar. 

O importante é que você esteja atento nesse momento até mesmo para conseguir “endereçar” aquilo que o seu corpo está querendo dizer e tirar aquilo de dentro. Mas voltando ao ritual, cheguei na Casa Xamânica, e, quando cheguei, fui recepcionada pelo dono da casa, que me levou até o quintal onde era feita a celebração. 

Em seguida, uma das guias - responsáveis por ajudar as pessoas que estão consagrando -, veio conversar comigo, pediu para eu tirar meu tênis, guardar meu celular e já ir me aconchegando no futon escolhido, uma espécie de colchonete, só que mais fofo. Eles pedem pra ir com roupas confortáveis e levar travesseiro e cobertor. Aqui, outro breve adendo: foi muito bom ter levado o meu, me senti em casa. 

As pessoas foram chegando e se acomodando, os iniciantes ficaram em um mesmo espaço, cada um em seu futon, mas concentrados nesse lado de forma que os guiar pudessem dar mais atenção. Depois de mais ou menos uma hora, o mesmo dono da casa que me recepcionou - e que é um guia também -, chamou todas as pessoas que estivessem consagrando pela primeira, segunda e terceira vez para conversar. 

Nessa conversa, ele explicou um pouco sobre as raízes do ritual, suas aplicações, quem nos guiaria naquele dia, o que é esperado que aconteça - como a limpeza -, e o que de inesperado poderia acontecer. Falou sobre a Peia, que é quando a pessoa pode entrar em alguma viagem interna ruim, e como fazer para voltar dela. Abriu espaço para perguntas e nos tranquilizou.

Meu ritual foi uma cerimônia indígena com o pajé Ikakuru Huni Kuin, ele chegou junto de uma acompanhante, se apresentou e falou como seriam aquelas próximas horas. Após essa fala, fizemos uma fila de mulheres para tomar o chá servido por ele - no meu caso, tomei uma dose de dois terços, por ser minha primeira vez. 

Ele deixou à vontade para quem quisesse tomar mais ou menos. Achei o gosto ruim inicialmente, mais fácil de se acostumar depois. Decidi tomar grande parte ali na frente do pajé, como todos faziam, mas depois levei o que restou para o futon comigo, de forma que eu conseguisse ir dosando. Não sei se isso era permitido, mas ninguém pareceu perceber ou se importar. 

Na sequência, os homens tomaram e cada um já foi se acomodando em seus lugares. O pajé e sua acompanhante começaram os rezos, que seriam “as rezas”, e foi um momento muito bonito que se estendeu por mais ou menos uma hora. No começo, a projeção da voz deles parece estranha, mas depois de um tempo ela passa a fazer totalmente sentido e eles parecem se tornar um só. Por todo o ritual, é indicado ficar de olhos fechados, afinal, a sua viagem é para dentro. 

Quando decidi abrir um pouquinho o meu, percebi que apesar de achar que o chá não tinha tido efeito em mim, ele tinha sim. Minha visão estava alterada, assim como minha audição e também a percepção da minha pele. Senti alguns cheiros e senti uma ânsia muito leve, mas não cheguei a vomitar. Meus pensamentos eram muitos e bem acelerados, mas não de uma forma ruim. 

Tive a total consciência de que tinha entrado “na força” - como eles chamam quando o chá começa a fazer efeito -, quando a música ao vivo tocou. O pajé e sua acompanhante começaram a tocar e cantar com o auxílio de alguns guias da casa e nesse momento eu chorei muito. A música ao vivo sempre exerceu efeitos potentes em mim e esse momento evidenciou isso ainda mais.

Comecei a deitar em diferentes posições no futon de forma que eu pudesse absorver mais daquele som, até que senti vontade de sentar mais perto deles e assim eu o fiz, era autorizado. Algumas pessoas dançaram também. Foi quando decidi tomar o resto que tinha sobrado no meu copo, aquele que eu guardei e levei comigo. 

Essa música se estendeu até o fim do ritual, por todas as próximas horas, a diferença é que depois de um tempo apenas os guias da casa tocaram e cantaram e o pajé e sua acompanhante consagraram o chá e silenciaram para poder também entrar na força. A segunda dose ficava a critério de cada um, não era oferecida, você pedia para tomar e eles davam. Eu não tomei. 

Lentamente fui saindo da força, me aproximei da fogueira que tinha no ambiente externo, olhei muito para o céu. Nesse momento, ainda não era recomendado conversar ou abrir os olhos, mas já era mais seguro fazer ambos e pouco a pouco todos foram voltando. Senti que eu voltei muito rápido dos outros e essa percepção me incomodou, até porque só estávamos todos liberados para a alimentação - que eram caldos -, e para ir embora quando todos estivéssemos bem. 

Estava marcado para terminar às 20h, mas se estendeu até às 21h, o tempo necessário para esse retorno coletivo. Essa última hora de espera me causou muita angústia, então acho necessário contar para quem pretende consagrar que isso pode acontecer: você pode estar fora da força há muito tempo, como era o meu caso, mas é preciso que todos encerrem suas viagens para o encerramento total. 

As conclusões todas que cheguei são muito pessoais e não cabe nesse texto, nem faria sentido. A ideia aqui é contar como se dá o ritual antes, durante e depois. O que posso dizer, para todos os efeitos, é que todo o processo exige entrega, e isso foi um desafio para mim, que sou controladora. É também um processo que exige muita espiritualidade, o que também foi um desafio para mim, que venho tentando trabalhar o pilar Espírito há tempos. Mas é lindo e vale muito a pena. 

Pode dar sim um medo antes, é normal que até mesmo pessoas mais acostumadas com o processo sintam isso a cada vez. E é justamente aí que a pessoa precisa estar disposta a abdicar um pouco do volante de sua vida e deixar que as forças naturais conduzam para você. Esteja aberto ao que você verá nessa jornada, porque ela nada mais é do que um passeio por dentro de si, são lugares seus que podem estar sendo pouco visitados e negligenciados. 

Me tocou muito a força do coletivo. Algumas pessoas choram, riem, se chacoalham. Outras parecem ficar imóveis o tempo todo. De qualquer forma, a sensação é que estamos indo em uma mesma direção. Achei que poderia ser incômodo tê-los ao meu redor e de fato, no começo estava incomodada, mas depois, fez todo o sentido. 

E essa é a minha conclusão final do processo: algumas coisas vão fazendo sentido com o tempo. Na vida e na ayahuasca. Não é imediato, demanda um tempo, e é preciso paciência e atenção para captar tudo isso. Pretendo consagrar mais uma vez porque agora sei de tudo isso. E esse saber tão precioso ninguém me tira.”

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Ana Claudia Michels em “A perseverança de um sonho”

Confira a história da médica Ana Claudia Michels, que trocou as passarelas pelos corredores do SUS em busca de seus sonhos, no Podcast Plenae

13 de Setembro de 2020


Leia a transcrição completa do episódio abaixo:

[trilha sonora]

Ana Claudia Michels: Eu estava em um ótimo momento, pelo menos aos olhos dos outros, eu era muito bem-sucedida como modelo, uma top model reconhecida no mundo todo. E ainda assim eu sentia que me faltava alguma coisa. 


[trilha sonora]


Geyze Diniz: Ouvir a trajetória da Ana Claudia é ter a certeza de ser embalada por uma doçura ímpar e muita determinação. Trocar passarelas por hospitais é para quem tem um propósito muito bem definido dentro de si mesmo. No final do episódio, você ouvirá reflexões do doutor Victor Stirnimann para te ajudar a se conectar com a história e com você mesmo. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Aproveite este momento, ouça e reconecte-se.


[trilha sonora]


Ana Claudia Michels: Eu tinha 14 pra 15 anos quando dei o primeiro passo fora de Joinville pra iniciar minha carreira.  [trilha sonora] Recebi um convite para vir a São Paulo e conhecer uma agência de modelos. Eu era muito nova e, para não vir sozinha, viemos eu e minha mãe, completamente às escuras, sem saber de nada, só para ver o que estavam falando. Eu era super magra, esquisita, mas na época eles gostavam das meninas assim, com esse padrão que era uma beleza não muito óbvia.  

Chegamos na agência e era véspera da primeira São Paulo Fashion Week, em 1996, e estava uma correria, todo mundo louco. Ninguém nem olhou na minha cara, fiquei lá sentada no sofázinho o dia inteiro. Até que veio uma pessoa e falou assim: "É, então, o dono da agência não vai poder te ver hoje, porque ele está muito ocupado. Você vai ter que ficar até amanhã". E aí mandaram a gente para um apartamento de modelo. 
O lugar era bem triste, para dizer o mínimo. Era sujo, tinha um monte de colchão na sala. Era escuro, porque as janelas davam para as paredes de um outro prédio. Então no primeiro dia, a minha experiência tinha sido inteira ruim, desde o momento em que chegamos na rodoviária, e ficamos quatro horas esperando a kombi que nos buscaria até a chegada nesse apartamento.
Lembro que na época a sensação era de que estava muito claro que aquilo não era pra gente. Eu nunca tinha sonhado em ser modelo, é lógico que eu admirava as meninas, eu admirava as misses que era o que eu mais conhecia, mas eu isso não tinha brilhado nos meus olhos. Então, era isso, não estava certo. Vamos voltar para Joinville. 

[trilha sonora] Mas, no final do dia seguinte, o dono da agência veio e falou: "Não, você vai ter que ficar. A gente vai começar o São Paulo Fashion Week daqui uma semana, é a primeira edição e a gente acha que você tem potencial. Você precisa ficar."  [trilha sonora] Eu fiquei, fiz desfiles nessa primeira edição e, a partir desse momento, começaram a aparecer trabalhos mais frequentes: eu voltava pra Joinville, aí recebia uma ligação e vinha para algum trabalho. Era muita ralação, mas a sensação era de que eu nunca seria uma super modelo, uma top model. Mas eu também já tinha envolvido tempo e energia demais para desistir sem ter ido até o fim, pelo menos o fim que me deixasse satisfeita. 
[trilha sonora]
Até que eu fiz um trabalho que mudou a minha carreira: a capa da Vogue Itália, em janeiro de 2000. Naquela época, era assim, se alguém falasse: "Qual o trabalho que uma modelo precisa fazer para mudar a vida dela?", a resposta seria a capa da Vogue ItáliaQuando eu fiz, foi uma grande realização, e de verdade mudou completamente o meu patamar como modelo. [trilha sonora] Eu estava recebendo um retorno do esforço, mas a sensação era também como se fosse sorte.
[trilha sonora]
Não que eu não tivesse ralado, porque eu ralei muito. Suei muito pra conseguir me dedicar a essa profissão, que era muito difícil para o tipo de família que a gente era, todos muito grudados e com um estilo de vida mais tranquilo. Aliás, minha família também teve que se sacrificar bastante. Mas ainda assim, quando cheguei lá, a sensação era de que faltava um fundamento. Não sei explicar. Era incrível ter chegado aqui, mas não tem um alicerce. Era como se já naquela época, finalmente uma grande modelo, eu sentisse falta de alguma coisa.
[trilha sonora]
Dos três filhos lá de casa, eu sempre fui a que tinha tudo resolvido, a que tinha certeza do que queria ser. Eu sempre soube que queria ser médica, e não teve nenhum momento em que eu decidi que não seria mais. Só que eu parei de pensar nisso, eu também parei de me questionar, ninguém falava mais nisso. A verdade é que eu sempre continuei me interessar pelo assunto. 
Lembro que, quando comecei a ter dificuldade pra me manter naqueles padrões absurdos de magreza da moda, ao invés de comprar as revistas que tinham aquelas dietas superficiais, eu comprava livros de nutrição. Eu queria entender como funcionava o metabolismo do corpo humano de uma forma mais profunda até porque essas pessoas que conseguem fazer uma dieta muito restritiva tem uma disciplina com a comida que eu nunca tive. Comer, para mim, sempre foi uma alegria, um carinho.  [trilha sonora]
Quando estava com 22 anos, comecei a ter um problema com depressão e entrei na terapia. Passei por alguns terapeutas e o último foi quando eu estava com 24 anos e voltando a morar no Brasil. Nessa época, eu continuava trabalhando bastante, mas comecei a me questionar sobre o que eu faria depois que terminasse a carreira como modelo.
[trilha sonora]
Não que viesse na minha cabeça a ideia de quando era adolescente, um sentimento de "aí, eu queria mesmo era ser médica". Se eu parava para pensar nisso, eu pensava: "Não, isso ficou para trás, seria uma loucura voltar para essa ideia agora, isso passou". Como que eu vou voltar para escola e estudar? Tinha essa nuvenzinha na minha cabeça, de que aquilo tinha passado, tinha ficado para outra vida, não para essa. 

Foi aí que o meu terapeuta, que sabia que eu gostava de medicina, falou: "Por que você não vai fazer um cursinho e vai fazer a faculdade que você queria fazer?". Aí ele começou a me irritar. Eu achava que esse homem estava doido, ou estava querendo me deixar animada, porque qual seria a chance de eu começar agora uma faculdade? E ele começou a me estimular: "Você se matricula no cursinho e vê o que acha". E, assim, de 29 pra 30 anos, realmente me matriculei em um cursinho. 

Eu lembro bem que liguei para os meus pais e falei: "Olha, eu vou me matricular num cursinho, vou prestar pra medicina no fim do ano. A chance de eu passar é minúscula, mas eu quero aproveitar isso como uma experiência, quero aprender no cursinho o que eu não fiz quando eu era mais nova, eu quero resgatar isso. Sem muitas cobranças". 
Meus pais e meus irmãos, na verdade, só faltou soltarem fogos de artifício. Acho que eles me conheciam de verdade e sempre souberam que era isso que me faltava, me deram um super apoio e até vieram para São Paulo um dia antes de eu entrar no cursinho, como se fosse para me levar no meu primeiro dia de aula na escola.  [trilha sonora]
Eu me lembro até hoje de ir caminhando no primeiro dia, bastante nervosa, pensando que todos os adolescentes do cursinho se juntariam e fariam um grande bullying com a minha pessoa. Mas eu cheguei e ninguém estava nem aí para mim, estava todo mundo completamente preocupado em passar no vestibular, todo mundo focado. Não é aquele

clima de escola, com todo mundo mais relaxado. Todo mundo está ali com um propósito, eu tinha o meu. 

[trilha sonora] Na primeira semana, me encantei com algumas matérias e com a sensação de voltar a estudar. Mas tinha desespero também, achei que nunca conseguiria aprender de novo matemática, química, eu não sabia nem o que anotar na aula. Nos primeiros dias, nem tirei a caneta da bolsa.
[trilha sonora]
Eu tinha me matriculado no intensivão, então era tudo dado muito rápido, como uma revisão. Eu lembro bem de, na segunda semana, pensar: "Olha, a chance de eu aprender isso aqui é minúscula. Eu vou sentar, escutar e aproveitar a aula". Mas na verdade, eu fui me redescobrindo como aluna. 
Tinham algumas aulas que eu não dava muita atenção na escola, como história, geografia, mas depois de ter viajado tanto, era diferente. Tinha morado em Paris, em Milão, então as aulas passaram a ser melhor do que assistir um filme, muito gostoso.
Fiz seis meses deste intensivão e, no final do ano, fiz algumas provas para ver como eu me sairia e realmente fiquei bem longe de passar. Mas eu gostei da experiência, gostei muito do cursinho e me animei. Decidi fazer um ano inteiro, para aprender algumas coisas de verdade. 
Isso era 2012 e as aulas começaram em março. Minha rotina era ficar a manhã toda estudando no cursinho e voltar pra casa à tarde para fazer algumas coisas de trabalho como modelo. Era um projeto meio solitário. Mesmo as minhas amigas não entendiam muito o que eu estava fazendo, porque era um mundo bem diferente do que até então vivia na moda. 
[trilha sonora]
Nessa época, eu morava sozinha e estava solteira, até que em julho conheci o meu marido, o Augusto. Falei pra ele que estava fazendo cursinho e para minha surpresa, ele achou o máximo e resolveu acreditar no meu projeto. 
[trilha sonora]
Aquilo me deu muito gás, porque eu não sentia mais que estava fazendo isso sozinha. Em seguida, eu fiz amizades com algumas colegas do cursinho e que viraram grandes amigas. Elas ficavam a tarde na biblioteca do cursinho estudando e eu passei a ficar lá também.

Chegou o final do ano e fiz as provas novamente. Conferi as primeiras que tinha feito e de novo não tinha ido bem. Foi frustrante, mas lembro que não cheguei a ficar triste, porque era um projeto meu e ninguém sabia, não havia cobrança por parte de ninguém. E eu tinha adorado a oportunidade de estudar mais velha as matérias de segundo grau, sentia como se fosse um presente. 

Continuei fazendo as provas e teve uma que eu achava que tinha ido melhor. Eu tinha a sensação de ter ido bem, mas não tinha nem corrigido mais, porque combinei com uma amiga minha do cursinho de não olhar mais o gabarito, porque só me frustrava. Mas ela insistiu que eu deveria conferir. E eu lembro até hoje desse dia: eu corrigindo essa prova e vendo que tinha acertado 94%. Ela olhou pra mim e falou: "Você passou, 94%, você passou". Eu falei: "Então, essa prova não era das mais difíceis. Eu acho que todo mundo deve ter ido bem". E ela: "Não, não, não, não é assim. Pode ter sido fácil pra você, mas não pra todo mundo. Eu acho que você passou". E aí foi um nervoso da expectativa de esperar o dia em que iria sair a lista. Saiu, e eu passei. Esse foi um dos dias mais felizes da minha vida, até hoje não acredito, fiquei em 37º lugar e foi muito legal. 

Sabe aquela sensação de quando fiz a capa da Vogue Itália, de que eu achava que era sorte? Agora era diferente. Quando passei no vestibular, aquilo tudo dependia de mim, a conquista tinha outro gosto. Me dá até vontade de chorar quando eu lembro desse momento. Eu já tinha conquistado muita coisa, já tinha a minha casa, eu vivia muito bem e acho que isso muda a visão e o jeito como você faz as coisas, tira um pouco a pressão. 
Minha emoção era de realmente ter conseguido fazer o que eu queria lá atrás, um sonho de infância que tinha desistido. E depois de toda essa loucura que foi a minha vida como modelo desde a adolescência, toda a distância da família, eu me emociono de ter voltado ao meu projeto original. Era um propósito de vida que era meu e foi deixado de lado por uma vida que eu gosto, que me trouxe muitas coisas mesmo, mas que era também uma vida com a qual eu não tinha sonhado. Por isso, eu choro quando lembro de passar no vestibular e trago muitos outros momentos emocionantes e transformadores de tudo que vivi desde então.  [trilha sonora]
Um momento fundamental foi quando começou o internato, que é como chamamos os dois últimos anos dos seis da faculdade de medicina, seria o que chamam de estágio

em outros cursos. Eu fiz o meu internato quase todo no Hospital Geral de Carapicuíba, na periferia de São Paulo, onde fiquei por dois anos, até o fim de 2019, quando me formei. 

Eu tive um internato muito legal e conheci o SUS a partir do olhar de médicos nota um milhão, e não vi aquele caos que muitas vezes esperamos. O SUS enfrenta sim dificuldades porque nosso país é grande e com muitas realidades distintas, mas é um projeto em sua essência maravilhoso. 
Nos postos de saúde e nos hospitais, a gente recebe pacientes em uma situação bem difícil, e não é só remédio que eles precisam. Em muitos casos, o simples fato de você ouvir o paciente e explicar pra ele como tomar uma medicação, já significa muito em lugares vulneráveis. Tem pacientes que você atende que não sabem ler, que você tem que mostrar a caixinha, às vezes desenhar, explicar como tomar e escutar. Escutar bastante. Não é só o tratamento, o último livro, o último estudo, a última medicação, é muito mais complexo do que isso e demanda muito o lado humano do médico, não só a capacidade de saber estudar. É preciso estar ali de peito aberto.  [trilha sonora]
Um dia, um paciente chegou de cadeira de rodas, era final de um plantão e estava todo mundo cansado. Ele tinha um ferimento na perna, era diabético. O ferimento estava infeccionado e iria ter que internar. O filho dele, que devia ter uns 20 anos, começou a chorar compulsivamente falando que ele não poderia internar o pai, porque naquela idade seria obrigatório um acompanhante. Ele falou que era só ele e o pai no mundo, não tinham ninguém, nenhum amigo, nenhum familiar, nem nada, e que ele tinha acabado de conseguir um emprego e não poderia faltar porque eles não tinham mais nada em casa, nem para comer, nem para beber. Eu pensei na hora: "Meu Deus do céu, o que a gente faz aqui é nada, o buraco é muito mais embaixo".  [trilha sonora]
Eu sonhava no início com a endocrinologia, tinha a ver com a experiência que tive durante a vida de modelo. Mas, depois de dois anos em Carapicuíba, vi que eu queria mais, não queria cuidar só dessa parte de um paciente, eu queria cuidar de uma maneira mais ampla. 

Duas professoras que eu tive me inspiraram muito e a alegria delas, além de tratar bem o paciente, de serem impecáveis em relação ao tratamento, a técnica, a ciência. Elas falavam com carinho, elas colocavam a mão no ombro pra escutar. Elas viraram as minhas musas e me deram uma referência fundamental da médica que quero ser, do propósito que busco na medicina. Eu conheci elas duas no internato e aquilo que eu imaginava, de um consultório bonito, num lugar bonito, meio que se desmanchou. Isso não é mais prioridade, eu quero ser, pelo menos, um pouco como elas. 

Uma rotina inteira em hospital, eu acho que talvez não seja possível, quero, na medida do possível, acompanhar de perto os meus filhos, um menino e uma menina, que nasceram durante a faculdade. Mas algum tempo em hospital eu quero sempre manter e tem a ver com essas professoras e com o quanto me emociono toda vez que lembro dos pacientes que tive em Carapicuíba. 
E, por eles, sempre vou querer tratar e estar perto de pacientes que precisam não só de medicação e ciência, mas também de um olhar humano. Se não tiver isso na minha rotina, eu não vou estar satisfeita, não vai ter valido a pena.  [trilha sonora]

Eu tive muitos privilégios pra poder realizar meu sonho de ser médica e tenho consciência disso. Então, eu penso muito que esse tanto de privilégio que tive tem que ter algum retorno pra a sociedade, não pode servir só para eu fazer uma foto bonita, contar uma história. Hoje, se alguém me pergunta o que eu faço, eu falo imediatamente que sou médica. Adoro ter sido modelo e a revolução que aconteceu na minha vida. Mas é tão gostoso poder falar, e eu falo: sou médica!
[trilha sonora]

Victor Stirnimann: O que é o sucesso? Nós todos crescemos ouvindo que sucesso é ter resultados e que resultados são esses? Em nosso tempo, quase tudo gira em torno da fama e da fortuna. Se você construiu o seu patrimônio, se você se tornou popular, se desperta a inveja dos outros, então, dizem, você chegou lá. E como esses são resultados que bem poucos alcançam, a maior parte das pessoas passa a vida imaginando que é isto mesmo. E que este é o destino maravilhoso reservado apenas àqueles que são especiais. Mas, de repente aparece alguém como a Ana Claudia, que experimentou tudo isso bem cedo e que teve a humildade ou maturidade de reconhecer que essas conquistas do mundo nascem de uma mistura bastante misteriosa de esforço e oportunidade, trabalho e estrela. E ela vem nos contar que esse talvez não seja o sucesso definitivo, mas apenas um degrau de uma escada, e que o próximo degrau ainda mais rico e fascinante é aquele onde ela vem aprendendo a servir. Em nosso tempo tão vaidoso parece incrível quando alguém confessa que sua verdadeira paixão é cuidar dos outros e que aprender é uma grande aventura. Felizes os que descobrem que sempre dá tempo de viver os sonhos, e que a escada não tem fim.
[trilha sonora]

Geyze Diniz: As nossas histórias não acabam por aqui. Acompanhe semanalmente nossos episódios e confira nossos conteúdos em plenae.com e no perfil @portalplenae no Instagram.  [trilha sonora]

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