Para Inspirar
Um câncer de estômago colocou em perspectiva toda sua vida e uma mudança de rota posterior foi necessária.
21 de Novembro de 2022
Leia a transcrição completa do episódio abaixo:
[trilha sonora]
Regina Ramos:
Durante uma fase da minha vida, eu entrei numa pilha de ter sucesso
profissional, trabalhar demais e só correr atrás de dinheiro. Eu buscava a
felicidade fora de mim e, sem perceber, fui me afastando da minha essência. Eu
precisei adoecer gravemente para me reencontrar. Eu coloquei a vida nos trilhos
novamente e, hoje, ajudo as pessoas a encontrarem a felicidade dentro de si
mesmas.
Ouça no final do
episódio as reflexões do historiador Leandro Karnal para te ajudar a se
conectar com a história e com você mesmo. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast
Plenae. Ouça e reconecte-se.
O câncer é uma doença
multifatorial, ele é ligado à genética, ao ambiente e aos hábitos, por exemplo.
Mas eu acredito que a doença também pode estar relacionada a dificuldades em
você lidar com o estresse e com as emoções. Eu observava isso no HC. Todos os
meus pacientes, ao sentirem a iminência da morte, refletiam sobre as suas
vidas. Eram pessoas em estado de muito sofrimento psíquico e com histórias de
vida pelas quais eu tinha muito carinho, cuidado e respeito.
Quando eu fiz a minha
retrospectiva biográfica, eu estava com 42 anos. A partir dessa idade, segundo
a teoria da biografia humana, o plano espiritual começa a se tornar mais
importante que o físico. E aí eu percebi que tinha alguma coisa fora do eixo.
Eu estava mais materialista do que nunca. No fundo, eu sabia que eu precisava
corrigir a rota. Mesmo assim, eu liguei o piloto automático e segui na minha
rotina de executiva de RH. Continuei depositando a minha felicidade no sucesso
profissional e financeiro.
No dia seguinte à
consulta, fui à igreja Nossa Senhora de Fátima, sentei no primeiro banco e
supliquei: “Nossa Senhora de Fátima, eu preciso da sua ajuda. Eu entrego a minha
vida nas suas mãos”. Na véspera da operação, eu tive uma sessão com a minha
psicóloga e perguntei pra ela: “Márcia, e se não der certo?”. Tipo assim: se eu
morrer amanhã? Ela, muito carinhosamente, com o olhar fixo me respondeu: “Tem
coisas na nossa vida que estão acima de nós!”.
Eu entendi a minha
limitação e aí, eu fui aprendendo o meu lugar em relação a Deus. Na véspera da
cirurgia, eu rezei com os meus filhos, de 9 e 6 anos, antes de dormir. A gente
fazia aquele ritual sempre, mas aquela oração foi muito forte e especial para mim
porque, ao final, eles disseram: “Papai do céu proteja a nossa mamãe amanhã”.
Neste mesmo dia, ao
final da tarde, eu estava preocupada com o André, pois sabia que me operaria e
que seria um desafio por eu ser sua amiga. Queria falar alguma coisa para ele e
não sabia o quê. Foi então que fui a uma papelaria comprar uns cartões pois eu
queria escrever alguma coisa pra minha família, pros meus filhos e pros meus
amigos.
Quando cheguei no
caixa para pagar, tinha um livrinho desses pequenos, e ao abrir estava escrito
um diálogo entre um médico e Deus. O médico perguntava: “Deus, o que eu faço
para salvar minha paciente?”. E Deus respondeu: “Você faz a parte do médico e
eu faço a parte de Deus”. Foi isso que eu falei para ele no centro cirúrgico e
pra minha felicidade, todo mundo fez a sua parte.
Em nenhum momento eu
me vitimizei. A minha grande pergunta interna não era “por que” isso aconteceu
comigo, mas sim “para que” estou passando por isso. Qual aprendizado que eu
devo tirar dessa experiência? Afinal, sem querer, eu tinha mudado de lado: eu
passei de psicóloga a paciente. Comecei a perceber que, quanto mais eu buscava
meu autoconhecimento, mais eu tinha clareza nas respostas. As explicações
estavam dentro de mim e não fora. Eu me dei conta que tudo isto que estava
acontecendo era para me ajudar a colocar em ordem tudo aquilo que estava em
desordem. O que parecia o fim, foi só o começo.
Eu diminuí o ritmo de
trabalho e me tornei pesquisadora junto a uma equipe de médicos antroposóficos
na Escola Paulista de Medicina. Há 13 anos, eu estudo a teoria da Salutogênese.
“Salus” quer dizer saúde, e gênese origem, ou seja, como encontrar dentro de
nós as forças que nos blindam diante do estresse para que não cheguemos a
adoecer.
Essa abordagem foi
criada por um sociólogo chamado Aaron Antonovsky. Ele pesquisou o que havia em
comum entre os sobreviventes do Holocausto que se adaptaram às mudanças, reconstruíram as suas vidas e não adoeceram.
Ele constatou que essas pessoas não se colocavam na posição de vítima e tinham
um olhar positivo para a vida, mesmo passando por adversidades. Elas tinham
também internamente o que ele denominou “senso de coerência”: um equilíbrio
psíquico entre o que pensavam, sentiam e como agiam. Mas, o mais importante,
ele ressaltou, é que elas sempre encontravam um sentido maior no sofrimento, um
significado para poder continuar adiante.
[trilha sonora]
O segredo é a gente
ter flexibilidade e não ficar nos extremos, nem ser totalmente vulnerável nem
se achar a Mulher Maravilha ou o Super-Homem, que enfrenta tudo que aparece.
Com o autoconhecimento, a gente conhece os nossos limites e sabe até onde
podemos ir. O conceito de resiliência que eu acho legal é passar pela situação
difícil e sair mais fortalecido dela. É como um músculo que você trabalha na
academia, só que um músculo emocional, que você sempre pode fortalecê-lo.
Quando eu dou uma
aula, palestra ou um treinamento, eu compartilho o meu exemplo. O pessoal se
espanta de saber que eu vivo bem sem um estômago. Eu sempre digo para eles uma
frase de uma meditação: “Nada terá valor se a coragem nos faltar”.
Com o trabalho
biográfico, eu ajudo as pessoas a encontrarem a resiliência na sua própria
história de vida e a entenderem que essa força interna aparece nos momentos
mais difíceis. Quando a gente se apropria dela, temos mais habilidades para
enfrentar os problemas que possam surgir. Descobrir essa força interna que cada
um de nós tem e muitas vezes não percebe é o caminho para viver com saúde.
Ela precisou ter um
grave caso de câncer de estômago, fazer uma cirurgia delicadíssima que obriga a
uma reeducação absoluta depois da cirurgia pra que ela pudesse acordar para
outros valores que ela já tinha, mas que agora terá um outro olhar, e vai parar
de pensar que a vida é feita exclusivamente do sucesso e da aplicação do
sucesso profissional.
A Regina foi
descobrindo como paciente o que talvez ela dissesse para seus outros pacientes:
que ela de fato tinha que reinventar propósitos, tinha que reinventar na mente seus valores, tinha que redefinir metas, que
não podia ficar apenas focada em um campo. E foi redescobrir-se
profissionalmente, foi revalorizar coisas da família, passou a desenvolver
muito esse conceito de resiliência e conseguiu redefinir as coisas a partir de
uma experiência impactante que é o câncer no estômago. Muitas vezes, a
dificuldade tem esse poder de epifania, de revelação de quem nós somos de
verdade, que é o que aconteceu com a Regina.
Geyze Diniz:
Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em
plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.
Para Inspirar
A provavelmente classe mais importante do país, cuja função é educar todas as demais, se vê em um caminho de exaustão e sem previsão de melhoras
26 de Dezembro de 2024
No quinto episódio da décima oitava temporada do Podcast Plenae, conhecemos a história da professora Francilma Everton, que viu na educação uma ponte para futuros melhores para si mesmo. Hoje, ela busca fazer isso por outras crianças que, assim como ela, não contam com muitas oportunidades para mudarem suas rotas. Representando o pilar Contexto, conhecemos suas diversas e premiadas iniciativas em sua área e nos inspiramos com a possibilidade de um mundo melhor.
Mas, por trás de todo professor engajado e que quer ver a mudança com as suas próprias mãos, há um profissional sobrecarregado e, muitas vezes, mal remunerado. As altas cargas de trabalho e o pouco retorno que o trabalho oferece em nosso país levam muitos a abandonar o barco, o que é parte do problema dos índices educacionais que nunca decolam por aqui, no máximo ficam estagnados.
Para se ter uma ideia, oito em cada dez professores da educação básica já pensaram em desistir da carreira devido ao baixo retorno financeiro, a falta de reconhecimento profissional, a carga horária excessiva e a falta de interesse dos alunos. Os dados são da pesquisa inédita Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Semesp e pela Agência Brasil.
Os dados mostram que 79,4% dos professores entrevistados já pensaram em desistir da carreira de docente. Em relação ao futuro profissional, 67,6% se sentem inseguros, desanimados e frustrados. Entre os principais desafios citados pelos professores estão: falta de valorização e estímulo da carreira (74,8%), falta de disciplina e interesse dos alunos (62,8%), falta de apoio e reconhecimento da sociedade (61,3%) e falta de envolvimento e participação das famílias dos alunos (59%).
Ainda segundo a mesma pesquisa, mais da metade dos respondentes (52,3%) diz já ter passado por algum tipo de violência enquanto desempenhava sua atividade como professor. As violências mais relatadas são agressão verbal (46,2%), intimidação (23,1%) e assédio moral (17,1%). São citados também racismo e injúria racial, violência de gênero e até mesmo ameaças de agressão e de morte. A violência é praticada principalmente por alunos (44,3%), alunos e responsáveis (23%) e funcionários da escola (16,1%).
Além disso, a maioria do corpo docente, composto por mais de 2,3 milhões de profissionais, é feito por mulheres: 1,8 milhões (79,2%) são elas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que naturalmente já são vítimas de jornadas duplas e até triplas no âmbito familiar.
Pensando nisso, conversamos com a professora Débora Gerbase, autora do livro “Manual de Sobrevivência para o Professor Esgotado”, para ouvir de quem entende do que está falando quais são as saídas possíveis para melhorar esse cenário. Confira abaixo os principais pontos!
“Eu tenho referências muito fortes na minha vida de professoras: minha mãe e a minha tia. E desde pequena eu dizia que eu seria professora e elas diziam ‘não faça isso. O professor não ganha bem. O professor trabalha muito’. Mas eu dizia que tinha esse chamado dentro do meu coração e eu queria mudar o mundo, usar dos meus conhecimentos para poder ajudar outras pessoas a se tornarem melhores. Então, por isso eu me tornei professora, apesar de todos os desafios, eu continuo na luta”.
“O professor faz um lindo trabalho. Temos esse desafio de preparar cidadãos que farão a diferença na sociedade. E por isso nós temos esse desejo de fazer o nosso melhor. Só que nós enfrentamos muitas cobranças sem ter o preparo necessário para aquilo que é cobrado deles ou sem as condições básicas para isso”.
Os principais problemas“Tem a questão salarial, a quantidade de trabalho para que a pessoa possa se manter, a falta do reconhecimento. Isso tudo vai além do acadêmico. Infelizmente, a nossa sociedade não reconhece o trabalho do professor como algo que seja importante. Todo mundo passou por um professor na vida para chegar até aqui e poder alcançar os objetivos que ele alcançou”.
“Sem contar o tanto que o professor se envolve com os problemas particulares dos alunos, que deixa essa linha ainda mais tênue e só sobrecarrega mais. São questões que vão desde negligência familiar, aluno que não dorme, que chega atrasado na escola, até questões alimentares ou de ordem psicológica, que vão além do que o professor pode resolver”.
“Somado a tudo isso, existem ainda os alunos que são atípicos, que apresentam um nível de divergência. Esse é um trabalho que precisa ser feito de uma maneira multidisciplinar para garantir qualidade verdadeira a ele e não é só o professor que tem que resolver essa questão. Isso é um trabalho que precisa ser feito também com psicopedagogos, médicos, psicólogos e principalmente a família. É um trabalho em conjunto, mas que infelizmente, muitas vezes recai para o professor essa questão de fazer com que o aluno aprenda, mesmo que ele esteja enfrentando desafios que vão além do acadêmico.”
O que fazer enquanto indivíduo“É preciso uma mudança no sistema, mas há também o papel do indivíduo. Em primeiro lugar, ele precisa reconhecer que ele está passando por um Burnout. E ele acontece em fases, não é de uma hora para outra, é preciso estar atento aos sinais. Desânimo, falta de vontade de estar perto dos alunos, falta de paciência, muito cansaço, tristeza, são todos indícios de alerta. O trabalho do professor é sempre movido por muita paixão, e quando ele perde essa paixão, perde o sentido. Mas a gente não pode fazer um auto diagnóstico, é preciso buscar ajuda com um profissional capacitado para que haja uma orientação."
“Uma vez reconhecido o problema, a pessoa precisa se colocar em primeiro lugar, porque isso pode até parecer egoísta, né? Vou cuidar de mim primeiro. Principalmente as mulheres que têm essa questão de sempre cuidar de todos, mas quem cuida dela? A gente não pode dar aquilo que a gente não tem. Então, se eu não tenho forças, se eu não estou me sentindo bem, se a minha mente está confusa, como é que eu posso ajudar quem quer que seja, que esteja ao meu redor? A saúde física, como cuidar da voz e até da postura, e a mental também, tudo isso é muito importante.”
Compartilhar é preciso - e se organizar também“Não guarde para si esse momento ruim que está enfrentando. Compartilhe os seus sentimentos com alguém que você confia, um cônjuge, melhor amigo, parente, alguém que não vai te julgar. E que não necessariamente vão te dar a solução, mas que vão te ouvir de coração aberto e trazer uma nova perspectiva. Isso também irá te ajudar a estabelecer melhor suas metas e próximos passos, organizar seu dia, quanto tempo você vai gastar em cada coisa e aprender a dizer não. E entender que há coisas que podemos controlar e outras não. Esteja com os olhos, mente e coração abertos”.
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