Pessoas que são lugares

Nascemos e crescemos em um seio familiar específico que pode ou não ser um bom lugar para se estar, mas que ainda assim, será sempre um lugar.

30 de Dezembro de 2024


Nascemos e crescemos em um seio familiar específico que pode ou não ser um bom lugar para se estar, mas que ainda assim, será sempre um lugar. Ao longo da vida, vamos criando outros pequenos lugares, pessoas escolhidas a dedo, seja por afinidade ou pelas circunstâncias, mas que vão se tornando uma espécie de endereço para nós, uma bússola que nos aponta para onde ir.

Ao lado dessas pessoas-lugares, encontramos de tudo um pouco. Risadas para enfrentar os muros que se impõe ou apenas para eternizar uma piada. Um abraço apertado que te puxa para dançar ou para partilhar um silêncio repleto de palavras invisíveis. Uma crítica que te catapulta para uma versão ainda melhor de si mesmo. E sobretudo, nos encontramos constantemente porque, quando nos perdemos de nós mesmos, elas nos guiam de volta.

Essa companhia nos oferece ainda várias mãos disponíveis para erguer sonhos desses que só tijolo e argamassa não dão conta. Que conduzem a lugares mais altos e seguram se a queda for iminente. As ideias coletivas que, quando se somam, possuem a força de uma onda e a sensação impagável de pertencimento e conquista quem só quem cruza a linha de chegada acompanhado é capaz de sentir.

Esses laços valiosos são o que costuram a vida com um fio de ouro quase imperceptível, mas que mantém tudo atado. Entrelaçam, ajustam, apertam, aproximam. Não há tchau capaz de desatá-lo porque, ainda que se perca o contato, já virou parte daquilo que compõe a sua própria história.

Essa crônica, afinal, é sobre as relações e sobre como elas fazem com que a trajetória tenha mais cor e nunca perca o sentido. Esse não é um texto sobre as portas que se fecham, mas sim sobre as janelas que se abrem quando somos fortalecidos pelos que caminham ao nosso lado.

Só é possível acreditar em recomeços quando não se está sozinho e cultivar esse pilar são os votos mais sinceros da equipe do Plenae, que acredita com a força de um mantra no que o poeta cantou: é impossível ser feliz sozinho!

Pessoas que são lugares Pessoas que são lugares Pessoas que são lugares Pessoas que são lugares

Compartilhar:


Para Inspirar

Células-tronco são aposta para retardar o envelhecimento

Ao invés de tentar parar o relógio interno, a proposta é reajustar o mecanismo.

22 de Novembro de 2018


Uma das abordagens para a conquista da longevidade com qualidade de vida apresentada no maior relatório já lançado sobre o tema, The Science of Longevity (em português, A Ciência da Longevidade), é a de reparação e manutenção. Ao invés de tentar parar o relógio interno, a proposta é reajustar o mecanismo. A terapia com células-tronco seria um grande caminho. Este tipo de abordagem beneficiaria especialmente o cérebro, formado por inúmeras, pequenas e dispersas células estaminais (ou tronco), capazes de se autorenovar e de se dividir indefinidamente – capacidade que termina com o avançar da idade. Para doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, em que os neurônios morrem progressivamente, a terapia com células-tronco poderia, em teoria, substituir as células perdidas e reparar esses circuitos quebrados. Um grande salto foi a descoberta das células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) – aquelas obtidas a partir da pele e de outras células maduras, capazes de produzir todos os tecidos do organismo. Até agora, as células-tronco ainda não foram amplamente adotadas nas clínicas médicas. “Um conjunto de ferramentas de tecnologias altamente inovadoras e invasivas com muitos experimentos clínicos ainda está por vir”, afirma o relatório. Há ainda uma bala de prata entre as novas descobertas. O boom na impressão de tecidos em 3D oferece uma abordagem alternativa às células-tronco na substituição de órgãos durante o envelhecimento. O investimento recente da Fundação Methuselah garante que o interesse dos médicos permaneça alto, apesar de ainda ser um meio de tratamento pouco convencional. Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais