O que mora no folclore

A imaginação coletiva anuncia: está chegando mais uma história para contar.

23 de Agosto de 2024


A imaginação coletiva anuncia: está chegando mais uma história para contar. Caipora, curupira, cuca, lobisomem - não importa o protagonista, mas sim, o que ele pode nos causar. A imaginação sendo fertilizada como os solos desse país que insiste justamente nessa fertilidade em tudo que toca, seja um plantio ou um simples conto.  

Boitatá, Sereia Iara, Boto cor de rosa, Vitória Régia e Chico Rei: é possível passar uma noite inteira só desvendado os mistérios por trás de linhas aparentemente inofensivas, mas que guardam dentro de si a sabedoria e a beleza de uma pátria inteira.  

O folclore é tão nosso quanto nossos mares e nossas árvores. É um patrimônio tão fundamental quanto nossos tantos edifícios históricos. São oralidades passadas ao longo dos séculos que veem, em suas ligeiras mudanças de narrativas de uma geração para a outra, as mudanças refletidas daquela sociedade, naquele presente momento.  

Essa flexibilidade abarca as alterações urgentes que as novas décadas exigem. É preciso cortar tudo aquilo que já pode ter fortalecido velhos preconceitos. Revisitar a história do Saci pererê, do negrinho do pastoreiro, dos escravos de jó, do boi da cara preta e qual mais for necessária. Não há o que temer, engrandecemos quando abraçamos o diferente e deixamos no passado o que deveria mesmo ter ficado lá.  

Garantiremos a existência de tudo que veio antes e tudo que virá depois enquanto contarmos e perpetuarmos histórias. É nesse ato que se guarda um bem muito precioso e invisível a olho nu, aquilo que não se pode tocar e nem mesmo definir ao certo, mas indissociável de quem somos ou quem pretendemos ser, que a nossa tradição. Viva o Dia do Folclore, viva a cultura brasileira, a diversidade e o poder de transformar tanta bagagem em uma linda e colorida viagem lúdica!

O que mora no folclore O que mora no folclore O que mora no folclore O que mora no folclore

Compartilhar:


Para Inspirar

A décima primeira temporada do Podcast Plenae está no ar!

Prepare-se para mergulhar novamente em seis histórias incríveis, representando cada um dos nossos seis pilares!

5 de Março de 2023


A décima primeira temporada do Podcast Plenae está no ar! Essa edição é mais um convite para você parar, respirar profundamente, fechar os seus olhos e se entregar a novas histórias. O formato você já conhece: serão seis relatos, cada um se relacionando com um dos nossos pilares Plenae: Corpo, Mente, Espírito, Relações, Contexto e Propósito.

Abriremos essa temporada com o nível máximo de inspiração: o pilar Propósito, belamente representado por Carola Videira e a emocionante história de sua maternidade. Em Mente, na sequência, escalaremos alturas narrativas nunca antes vistas com o montanhista Roman Romancini.

O terceiro episódio fica por conta de Pedro Pimenta e sua relação com o pilar Corpo e com o seu próprio corpo. Em Contexto, Dani Lerário conduz o quarto episódio te levando a refletir sobre o seu próprio papel em relação a natureza que nos cerca. 

Adriana e Giovanna Araújo representam Relações e tornam a cumplicidade de mãe e filha como pano de fundo para o quinto episódio. Espírito encerra nossa décima primeira temporada e recebe o relato sobre gratidão no lugar da ambição de Nizan Guanaes.

Está na hora de se lançar novamente aos mares da reflexão e se inspirar na história do outro a fazer mudanças em sua própria história, com a ajuda do Podcast Plenae. Mudança de hábito é possível e mora em diferentes frentes da sua vida. Aperte o play e inspire-se! 

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais