O que é ser mulher?

Hoje, decidimos refletir sobre o que é ser mulher.

8 de Março de 2023


Ao longo dos últimos 7 dias, homenageamos mulheres pioneiras. Hoje, decidimos refletir sobre o que é ser mulher. Quando descobri que seria tia de menina, fui invadida por um turbilhão de sentimentos conflitantes. Não era só a alegria de mais um bebê a bordo e nem tampouco o ineditismo de ter um sobrinho, afinal, eu já era tia de um menino. Mas essa notícia ressoou diferente em mim, um tipo de frase que te faz pensar em sua própria caminhada.

Que lindo seria ter mais uma mulher no mundo, pensei de imediato. Ter mais uma de nós, somando nessa alcateia de lobas espalhadas por todo o canto, norteando, fortalecendo e dando sentido à sociedade. Mas que percurso exaustivo ela trilharia, pensei também. Quantos desafios seriam postos para ela desde pequena, uma lição prematura de que a jornada tende sempre a ser dupla, em todos os sentidos. Foi como me olhar no espelho e me perceber de uma forma inédita.

É difícil cravar o primeiro momento em que uma mulher entende que é mulher. É complexo pontuar essa grande epifania, o estalar de dedos que expõe de maneira irrefutável: você é uma mulher. Há quem nunca sinta essa virada de chave, há quem sinta já nos primeiros dias de existência.

A experiência feminina é profunda, dinâmica e absolutamente individual. Mas deve-se dizer que, uma vez constatado o fato de que se é uma mulher, não há mais volta. Isso porque essa constatação é carregada de dores e delícias, é um trajeto sem placas de retorno, para o bem e para o mal.

Já se passaram quase sete anos desde que o mundo conheceu o sorriso da minha sobrinha e, de lá para cá, assisti de camarote todos os seus ziguezagues e legitimei cada um deles. O que eu não esperava era ver na prática uma grande lição, entoada por outra grande mulher há tantos anos, se desdobrando diante dos meus olhos: não se nasce mulher, torna-se mulher.

E esse desabrochar que Beauvoir descreveu, e que pode ou não acontecer para cada uma de nós, é um espetáculo à parte, que vale a pena ser assistido. Porque não há nada mais potente do que uma presença feminina que diz, sem rodeios: eu não irei a parte alguma, pois aqui é o meu lugar.

O que é ser mulher? O que é ser mulher? O que é ser mulher? O que é ser mulher?

Compartilhar:


O tempo das decisões

O tempo das decisões: qual é ele afinal?

28 de Novembro de 2024


O tempo das decisões: qual é ele afinal? Quanto tempo dura uma ideia? Para o que é preciso dedicar longas reflexões e o que demanda um impulso imediato, um sopro de coragem? Há o tempo das decisões e desdobramentos banais, como o tempo de decidir quando um chiclete chegou ao seu fim, por exemplo, porque sabor e textura são subjetivos, interpessoais.

Existe ainda um tempo que não se explica. O relógio no microondas marca um tempo que já passou, eu não sei como arrumar e nem vou, porque sinto que graças a ele, posso andar mais devagar. Aqui, é como se o planeta rotacionasse mais devagar e até ignoro que essa poesia barata me custa atrasos diários.

O atraso, por si só, é também um marco do tempo das decisões. Como se mensura o que é muito ou pouco atraso? Está intimamente ligada à expectativa de quem espera, é claro. Se aquele é um encontro muito ansiado, muito atraso é tolerado. Se há urgência, qualquer dez minutos parece uma grosseria pessoal.

Existem ainda os tempos que não caminham juntos. Quando duas pessoas que são também dois universos diferentes não esperam o mesmo para o futuro. Quando uma delas já se sente próxima para rumar em direção a penhascos mais sólidos enquanto a outra ainda precisa dar os primeiros passos a fim de sentir a solidez do solo debaixo de seus pés.

Por fim, há o tempo que os macro fins demandam. Como saber quando encerrar? É possível prever o suspiro final de uma vida, de uma relação, de um projeto? Quais são as métricas para esse ponto final, para o ato que encerrará e fechará de vez as cortinas? Não há. Parte do processo de fazer as pazes com o fim é entender que é impossível chegar a um cálculo exato para cravá-lo. Ele é, enfim, composto por uma junção de fatores ou simplesmente a suave e bonita sensação de que foi preciso.

O tempo das decisões O tempo das decisões O tempo das decisões O tempo das decisões

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais