Para Inspirar

Geraldo Rufino em “Um catador de sonhos”

Na quarta temporada do Podcast Plenae - Histórias para Refletir, conheça o propósito e a perseverança do empresário Geraldo Rufino

18 de Abril de 2021


Leia a transcrição completa do episódio abaixo:

[trilha sonora]

Geraldo Rufino: O meu propósito não mudou com o passar do tempo. Eu saio de casa de manhã com o mesmo propósito que eu saía aos 8 anos de idade pra ensacar carvão: que é ajudar as pessoas a melhorar a vida.

[trilha sonora]

Geyze Diniz: O empreendedor Geraldo Rufino é o que se pode chamar de self-made men. Ele teve uma infância pobre, perdeu a mãe aos 7 anos, aprendeu a ler aos 12, mas venceu todas as adversidades da vida e construiu uma carreira de sucesso. Hoje, além de empresário, ele é palestrante e influenciador nas redes sociais. Nessa temporada, o Geraldo conta porque a motivação de ajudar os outros sempre o levou a um degrau mais alto na sua história. Ouça no final do episódio as reflexões da especialista em desenvolvimento humano, Ana Raia, para te ajudar a se conectar com a história e com você mesmo. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Ouça e reconecte-se. [trilha sonora]

Geraldo Rufino: Eu nasci em Minas Gerais. Mãe, pai, mais 8 irmãos. Aí perdemos a roça, morávamos numa causa de pau a pique e precisávamos ir pra algum lugar. Viemos para São Paulo, porque se imaginava que era a cidade da oportunidade. Aqui, eu descobri que a oportunidade estava dentro de cada um de nós. Nos instalamos numa casa de uma tia, ficamos lá por dois dias. Viemos pra cá porque tinha uma tia, nos instalamos lá por dois dias. No terceiro dia, ela não tinha condição de dar estrutura para tanta gente, agradecemos e fomos morar em uma favela. Nessa favela, nós percebemos que era um ambiente de oportunidades e lá nós começamos a lidar com o que tinha pra hoje, aprender a acompanhar as coisas boas e estava tudo lindo, eu era muito feliz. Tinha uma família unida, minhas irmãs foram trabalhar de domésticas, minha mãe era diarista, cuidava muito bem da gente. E ali eu aprendi uma coisa que minha mãe passou pra gente muito forte, que é o que me conduziu até aqui. Minha mãe me passou valores, muito forte nos valores. Mesmo morando num barraco de chão batido, não era problema, mas a minha vida era linda até os 7 anos e meio quando eu perdi a minha mãe.  [trilha sonora] Meu pai, do nada, veio com a notícia de que minha mãe havia falecido. Eu demorei um pouquinho para entender essa coisa da morte, como se perde a mãe, essa coisa de perder a mãe, a mãe morreu. Como assim? Ela era minha guia, minha bússola, minha direção, a deusa da minha vida. Eu decidi que, em homenagem a minha mãe, eu ia ser realmente importante e para consolidar essa importância eu fui arrumar um trabalho pra fazer a diferença, pra ajudar a minha família. 

[trilha sonora]

Arrumei um trabalho para ensacar carvão. Eu tinha 8 anos de idade, mas o espírito era de empreendedor. Eu queria ser importante, eu queria levar alguma coisa interessante para casa, meio salário, o que eu conseguisse ganhar. Então eu trabalhava de forma, que não era exaustiva, muito forte não, porque eu tinha paixão pelo que eu fazia. Então eu acabava não cansando e eu consegui ajudar meu pai e meus irmãos. Ali, foi meu primeiro trabalho. Trabalhando no CNPJ de alguém, mas com espírito de empreendedor. Como eu costumo dizer, Deus não sacaneia ninguém. Ali, eu achei uma oportunidade pra ir para um trabalho melhor. Eu fui catar latinha, catar latinha no aterro sanitário, e lá se achava tudo além das latinhas. E ali, eu gerei uma oportunidade de começar a empreender pra mim. Eu fiquei fazendo isso dois anos. Ali eu cresci, ali eu comia, dormia e ali eu consegui ganhar dinheiro. E aí, estava tudo indo muito bem, quando novamente eu perdi o dinheiro porque eu enterrava o dinheiro, alguém desenterrou, passou uma máquina no terreno que eu enterrava o dinheiro e eu tive que começar de novo. Comecei pedindo, comecei  trabalhando na feira, vendendo limão. Aprendi a vender, aprendi a lidar que todo lugar tem oportunidade para ganhar alguma coisa. Continuei usando os ensinamentos da minha mãe, continuei blindado nos meus valores, entendendo que se você trabalhar 14 horas por dia, não tinha pobreza que resistisse a isso. E eu fui fazer isso. Eu continuei fazendo isso exaustivamente durante um bom tempo, até que eu consegui uma oportunidade de, novamente no CNPJ de alguém, empreender.

Eu fui trabalhar de office boy numa multinacional. Olha, lá eu entrei como office boy, mas com espirito empreendedor. Ali, eu comecei criar oportunidades, as portas foram sendo destrancadas, eu fui abrindo, empurrando e, com 15 anos, eu consegui ser líder de um departamento indicado pelo meus líderes, pelos meus patrões que passaram a ser meus mentores. Me deram direção.

Eu olhava meu chefe e meu mentor e eu conseguia enxergar neles uma extensão da minha família, dos meus professores. Aprendi a ouvir e eu prossegui nesse endereço, nesse lugar, por quase 20 anos. Tempo suficiente de eu ir de office boy a diretor de uma multinacional, mas sem deixar a referência dos meus valores, sem deixar de ser solidário, de ajudar os outros. Assim eu comecei a ajudar minha família.

[trilha sonora]

Família. Família pra mim é a base de tudo. Ali começa tudo. Irmãos, os meus, extensão dos irmãos, o lugar que trabalha, as pessoas que você convive. Ali eu sempre lidei facilmente com os diferentes. Decidi ir descobrir muito cedo que as pessoas eram boas, só eram diferentes. Então pra minha vida ficou muito fácil e eu comecei a entender que os tempos não eram difíceis, os tempos eram diferentes. E eu me ajustava a cada tempo que chegava e começava a entender que o problema que acontece é menor que você. Eu nunca tive um problema maior que eu.

[trilha sonora] E aí, eu consegui com isso ajudar meus irmãos. Meus irmãos se fortaleceram. Nós somos em 150, todos nós somos empreendedores. Nós ajudamos uns aos outros. E, junto com essa ajuda emocional, a sensação de segurança que você pode contar com mais alguém, eu fui constituindo e fortalecendo a base. A base é a família. Ali começou meu empreendedorismo, começo meu networking, a minha relação. Abri um negócio pra ajudar meus irmãos, os meus irmãos partiram pra outra e aí eu fui cuidar do negócio pra proteger o emprego das pessoas que estavam lá. E ali, eu comecei a desenvolver o que eu já vinha fazendo lá atrás: me dedicando, focando com o mesmo propósito. Todos os dias querendo sair de casa de manhã pra fazer a diferença pra mais alguém. Todos os dias entendendo que eu podia contribuir, que eu podia fazer a diferença pra mim, pra minha família, pra extensão da minha família - que era o lugar que eu trabalhava - e, por consequência, pro meu país. A cada crise que aparecia eu aprendia. E na próxima, eu subia um degrau a mais. Quando eu tinha problema financeiro, aquilo eu usava como vivência, experiência, aprendizado. Eu colocava no retrovisor, e aí eu conseguia olhar no retrovisor e ao mesmo tempo eu percebia que é no para-brisa que está a vida. Então, todas as crises, tudo que aconteceu comigo durante todo este período, inclusive o que acontece na nossa atualidade, eu olho no retrovisor e eu vejo que tudo cabe no retrovisor. Eu passei a olhar para o para-brisa. Eu comecei a entender que eu só precisava estar aqui pra recomeçar. Eu só precisava que começasse ter oportunidade de mais um dia, que foi o que eu aprendi com a minha mãe quando lá atrás, que quando o sol iniciava de manhã a luz entrava no barraco e a mamãe dizia que eu tinha que ter gratidão pelo privilégio de mais um dia.  [trilha sonora] O tempo passou, eu mudei de endereço, a luz entra na minha veneziana e eu agradeço o privilégio de mais um dia. E graças a isso eu consigo todos os dias sair de manhã com o máximo da gratidão. Eu consigo levantar e servir um café pra mulher na cama. Você sabe como chama isso? Network. Meu network começa dentro de casa. O meu empreendedorismo começa dentro de casa, meu relacionamento, a conquista do outro. Ninguém faz nada sozinho, nós precisamos do outro e o outro você conquista com quem tá a sua volta. Eu tenho muita fé. Eu entendo que Deus está dentro de cada um de nós. E a hora que você encontra seu semelhante - precisou vir uma pandemia para as pessoas perceberem que nós somos semelhantes -  e a hora que você encontra seu semelhante, você percebe que Deus tá nele também. Então eu gosto de tocar, de falar, de dar um abraço, de conviver com os diferentes, entender que o Deus que bate aqui, bate lá. Isso vai melhorando, vai deixando a minha vida leve e cada dia eu vou assumindo mais a responsabilidade e fortalecendo meu propósito que é ter resistência, resiliência natural que tem dentro de cada um de nós. Então todos os dias eu me reforço e começo de novo. Volto pra casa, carrego as baterias no colo, na base, onde tá minha melhor energia, na família. Essa energia tá dentro de cada um de nós. [trilha sonora] E eu ganhei um presente, gente, quando você fala de valores. Eu tenho um pedaço da minha história que faz parte dos meus diamantes. Eu sou casado, muito bem casado, tenho a mesma namorada faz 40 anos. Eu tenho dois filhos homens e eu queria ter um terceiro filho e não podia mais. Mas olha que interessante quando você exerce seus valores, tem solidariedade, olha todo mundo com positividade e olha para o para-brisa. Eu quis ser solidário e ajudar uma criança num determinado período da minha da minha vida. Eu tinha tudo, já tinha dinheiro, já estava tudo certo, mas parecia que estava faltando uma coisa e eu tentei ajudar uma pessoa que estava numa situação muito difícil. Nasceu debaixo de uma ponte, estava com problema de saúde, internada, uma criança, um recém-nascido, prematuro. Eu quis ajuda e por tentar ajudar, usei todos os métodos, todos os relacionamentos que eu tive até conseguir ajudar. Quando eu fui tentar resolver, eu queria aquilo pra mim. E disseram: "Olha, pra você conseguir resolver, você precisa ser candidato a adoção". Ali eu ganhei meu terceiro diamante, minha filha. Um dos meus melhores presentes. Eu não fiz com essa intenção, mas eu ganhei um presente divino que completou o meu propósito que é: ser feliz e fazer diferença para que o outro possa ser também. Que é ser feliz e impactar o maior número de pessoas a olhar para dentro e perceber a quantidade de ferramentas que cada um de nós temos com sobra pra ser feliz, ser forte, ser flexível e ainda fazer diferença pra impactar e melhorar a vida de mais alguém. Ser locomotiva e assim nós vamos fazendo diferença e transformando nós, a família, a  nossa sociedade, o lugar que nós vivemos, o nosso país, a humanidade à medida que cada um de nós tira de dentro pra fora. Atitude, iniciativa, determinação, propósito de fazer diferença pra impactar a vida dos nossos semelhantes.  [trilha sonora] Ana Raia: Estamos na era do propósito. Mais do que nunca, as pessoas buscam vidas com significado, tempo de qualidade com seus próximos, saúde, fazer a diferença na vida das pessoas e deixar um legado. A métrica de sucesso mudou. Apenas segurança, status e poder não dão conta de preencher os corações de quem tem a consciência expandida. E Geraldo é assim, ele é uma dessas pessoas que tem uma visão do mundo que transcende a realização pessoal. Ele é fiel ao propósito de ajudar as pessoas e fazer a diferença em suas vidas. Leva uma vida coerente, íntegra, com total conexão entre seu mundo interior e o mundo exterior. Suas ações seguem seus valores, ele é fiel a sua essência. Frente a grandes perdas, emocionais e financeiras, ele nunca se permitiu parar. Geraldo fez e faz a sua travessia sem se intimidar com os obstáculos que a vida lhe traz. Prevalece o esforço aos talentos e usa o pensamento positivo e a fé como aliadas. E agora eu te pergunto: você sabe quais são os seus valores? Você tem coragem de honrá-los e segui-los? Quais são os valores que você vivencia em seu dia a dia? Quais são os valores que você negligencia? Que possamos usar a história de Geraldo para nos inspirar em nossa travessia. Que haja mais gratidão, mais solidariedade e mais vidas comprometidas com os seus propósitos.  [trilha sonora] Geyze Diniz: Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae. [trilha sonora]

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Para Inspirar

Depressão infantojuvenil: como reconhecer os sinais e o que fazer?

O assunto delicado que quase ninguém quer falar, mas que é urgente entre nós: nossos filhos podem estar deprimidos e precisamos saber ajudá-los.

17 de Novembro de 2023


A depressão não é brincadeira: estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, sofram com esse transtorno, sendo a principal causa de incapacidade mundial e afetando mais as mulheres do que os homens. Mas, há uma camada ainda mais fina, sutil e preocupante nesses dados, trazidos pela Organização Mundial da Saúde: em seu pior desfecho, ela pode levar ao suicídio.

Cerca de 800 mil pessoas tiram suas próprias vidas a cada ano, sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
E é sobre isso que vamos falar hoje. Inspirados pelo relate potente de Luciane Zaimoski, que abre a décima quarta temporada do Podcast Plenae, fomos entender um pouco mais sobre depressão infantojuvenil, doença que acometeu seu filho.

Sabemos que o assunto pode ser difícil e delicado, mas ele se faz igualmente necessário. É preciso reconhecer os sinais enquanto há tempo e saber o que fazer a partir disso. Conversamos com três especialistas para te ajudar nessa jornada!

A depressão na primeira infância

Sim, você leu corretamente: infância e depressão na mesma frase, essa triste realidade que não pode mais ser ignorada. Das 300 milhões de pessoas afetadas por ela, cerca de 2% são os pequenos. Um estudo exploratório buscou entender as manifestações clínicas dessa condição, que difere em alguns pontos dos adultos.

Segundo essa pesquisa, os sintomas giram principalmente em torno do 
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, baixa autoestima, tristeza, medos, distúrbios do sono, enurese, dores abdominais e sintomas somáticos. Outras queixas podem aparecer e serem tratadas inicialmente sem serem identificados como depressão. São as dores de cabeça, diarreia, falta de apetite ou apetite exagerado, insônia, irritabilidade, agressividade ou passividade exagerada, choro sem razão aparente, dificuldades cognitivas, comportamento antissocial, indisciplina, ideias ou comportamento suicidas.

Realizar esse diagnóstico não é fácil, já que as crianças apresentam dificuldade para nomear esses sintomas, que aparecem de forma multifacetada, e ainda estão em desenvolvimento. Além disso, o tema só ganhou força de investigação somente em 1970 – o que é historicamente recente -, pode trazer grandes prejuízos futuros no desenvolvimento desse indivíduo que se tornará um adulto em algum momento.

“Em crianças muito pequenas, pensando de 1 até 7 anos, a gente identifica uma possível depressão ou ansiedade ou essas questões clínicas de acordo com o comportamento”, explica Carolina Bifulco, pedagoga e psicóloga especializada em primeira infância, professora bilíngue e educadora parental em Disciplina Positiva. “São alguns pontos de atenção: uma criança  que não se sente capaz de realizar as tarefas, que não se sente parte do grupo ou que está mais excluída e brinca mais sozinha”, diz.

Além disso, Carolina ainda destaca dois pontos muito relevantes nessa investigação: um comportamento agressivo com os outros e consigo e a apatia. “A automutilação – criança que se arranha o corpo ou o rosto quando se desregula emocionalmente ou a agressividade com o outro: aquela criança que começa a brigar muito com os colegas e começa a usar violência para conseguir o que quer”, explica.

Uma criança que não quer fazer atividade, não quer brincar, ou só quer dormir também é preocupante – e esse, como frisa Bifulco, talvez seja o maior ponto de atenção. “Quando ela não demonstra vontade de ser criança é quando a gente tem que parar e tentar entender o porquê que ela está agindo daquela maneira”, diz.

Sandra Evangelista, psicóloga especializada em família, casal, luto, primeiros socorros psicológicos (situações de crise), prevenção e pósvenção do suicídio, reforça a importância de diferenciar uma tristeza comum de uma depressão. “Vamos dar um exemplo: a mãe que não deixa com que o filho faça uma atividade específica. O que essa criança vai manifestar como emoção? A tristeza. Só que essa tristeza vai durar algumas horas, talvez um dia, ela não vai durar a semana ou o mês todo”, diz.

Para Evangelista, a definição do que é ser criança é ser uma “exploradora do mundo”. Então, a falta de curiosidade, a apatia, o isolamento e a agressividade, são realmente pontos que merecem essa atenção, como Bifulco havia pontuado. A dificuldade em separação e ainda a criança que se machuca de propósito também preocupam.

A depressão na adolescência 

Da mesma forma que o transtorno mental e emocional pode acometer crianças pequenas, ele pode se dar na adolescência e é ainda mais comum. As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas entre 10 e 19 anos, segundo dados da Organização Mundialda Saúde.

Metade de todas as condições de saúde mental, continua o estudo, começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada. E as consequências de não abordar o tema com seriedade se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades.

“O primeiro conhecimento que precisamos ter sobre o adolescente é: o seu cérebro, suas conexões sinápticas, a carga máxima química e hormonal, não estão prontos. Ele está em processo de amadurecimento e desenvolvimento e será finalizado em média aos 18/20 anos. O córtex frontal é responsável pelas tomadas de decisões, controle inibitório e flexibilidade cognitiva - o último a ser formado. Por isso, ele é naturalmente impulsivo, com poucos recursos e manejos diante de situações e pensamentos catastróficos, e não lida bem com o estresse. Exigir que ele haja como adulto é um erro.”, explica Thaís Malta Romano, neuropsicóloga e mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP.

Os sintomas do adolescente são próximos ao da criança: ainda mais irritabilidade, o isolamento e a apatia. Aqui entra o segundo ponto levantado por Romano: atenção a durabilidade e intensidade desses sintomas, pois isso fará toda a diferença. “Sinais de ansiedade e depressão tem características semelhantes ao comportamento base de qualquer adolescente. O que vai diferenciar se é um comportamento comum ou patológico é a duração e intensidade dos eventos, prejuízo sociais, acadêmicos e físicos”, explica.

O adolescente, diferente do adulto, vai apresentar pior humor, acessos de raiva e hostilidade, dores inexplicáveis na cabeça, estômago, coluna e pescoço travados com frequência, uma altíssima sensibilidade a críticas, podendo apresentar choros, crises de raiva e até automutilação, além de uma vulnerabilidade extrema à rejeição e ao fracasso”, continua Thaís.

Há um isolamento exacerbado também que pode ocorrer, e não só aquele clássico do quarto, jogando videogame, mas um isolamento dos melhores amigos também. Isso pode ser o início de um comportamento evitativo com aqueles que o conhecem melhor, cujo objetivo é esconder um machucado, um olho inchado ou somente uma expressão de tristeza. A observação das microexpressões faciais aqui será muito importante.

A queda no rendimento escolar ou pedidos de falta com muita frequência e uso de substâncias como álcool e drogas, podem ser tanto consequências de um quadro psiquiátrico já instalado quanto um gatilho para o desenvolvimento de um. 

O adolescente que está sempre muito cansado, uma exaustão extrema que não é sobre o sono – afinal, é natural que eles durmam mais horas e, por sua vez, será extremamente importante para a manutenção da saúde mental e física – também são atípicas. O abandono de atividades que gosta e não simplesmente mudança de preferências, mudança no comportamento alimentar, tudo isso é relevante nessa jornada da observação”, pontua.

E, por fim, chegamos à automutilação. Ela pode começar com algo “leve”, como roer unhas até sangrar, arrancar peles pequenas da boca, cutucar espinhas e causar machucados menores pelo corpo ao menor sinal de ansiedade. Acontece que esse comportamento pode levar a outro pior: se cortar ou se machucar de forma mais intensa ou até atentar contra a sua própria vida, o estágio final e mais preocupante de todos. “Essa automutilação é uma forma que o adolescente encontra para se autorregular emocionalmente quando não tem recursos sociais e cognitivos suficientes para lidar com o problema”, diz.

O papel da escola e dos especialistas na jornada da depressão infantojuvenil

Para as três entrevistadas, o papel da escola é fundamental. “O primeiro passo a ser feito quando você começa a enxergar uma mudança de comportamento dessa criança é marcar uma reunião com o coordenador e o professor dela para entender se esse comportamento que você está observando em casa se mantém na escola. Depois dessa reunião, se eles baterem na tecla que ela de fato está diferente, o próximo passo é procurar um psicólogo especializado em clínica infantil”, pontua Carolina Bifulco.

É no ambiente escolar onde a criança será assistida por olhos diferentes e onde o tema da saúde mental poderá ser promovido em sala de aula ou em atividades extracurriculares. É por lá também que ela irá socializar, atividade que pode escancarar alguns comportamentos que mencionamos, como o isolamento ou a agressividade.


“As escolas precisam ainda promover formações para os seus profissionais visando a questão da saúde mental, promover campanhas internas para seus professores e funcionários, ensinando-os como identificar, como intervir, etc. Tem que ser uma coisa maior, que faça parte do projeto político-pedagógico da instituição. Os pais também têm que ser contemplados nessa campanha com palestras, debates, formações sobre a prevenção, entre outros”, continua Bifulco.

Mas, é preciso cautela nessa transferência, pois a escola é parte de um todo, e não a responsável total pelo problema, como reforça Thaís Malta. “Direcionar a responsabilidade total aos educadores é sobrecarregar um profissional que não está habilitado para tal função. A realidade é diferente do desejo, há professores com dois turnos de trabalho, com três ou quatro salas de quarenta alunos. Há casos que naturalmente chamam mais atenção, mas o que nos preocupa são os adolescentes discretos com suas dores”, pontua.

Algumas possibilidades sugeridas por Thaís para driblar esse impasse são os dias temáticos, atividades extracurriculares, palestras, rodas de conversa. “Dessa forma, podemos instrumentalizar os adolescentes a reconhecer sinais em si e nos colegas, prevenir o bullying, o assédio, as brigas. Um educador físico que ensine consciência corporal, respiração, relaxamento, meditação. Ter uma equipe de acolhimento, com um espaço seguro para que eles possam se expressar sem julgamentos ou ameaças.”

A escola, como dito anteriormente, trabalhará em conjunto com os especialistas. Mas, quem são eles? “São duas abordagens mais utilizadas nesse caso: a psicanálise e a comportamental. A segunda é mais específica para ensinar novos comportamentos, mudar uma fobia ou atender crianças atípicas. Se a questão for de comportamento emocional ou de pensamento, a psicanálise Winnicottiana seria ideal para começar a investigar e entender o que essa criança está sentindo”, explica Carolina.

O papel dos pais na jornada da depressão infantojuvenil

Se a escola e a escuta profissional são parte do caminho, a outra parte, é claro, fica aos tutores. E vale dizer, uma parte bastante significativa. Sabemos que há um fator genético importante envolvido em vários casos de depressão. Mas, há outros vários casos que se dão por conta de um ambiente estressor ou algum gatilho específico, uma situação vivida por aquela criança ou adolescente, por exemplo.

“Se eu tenho um ambiente familiar disfuncional com muita agressividade, brigas entre o casal, violências físicas, psicológicas e às vezes até um abuso sexual, esses fatores todos vão marcar significativamente essa criança e esse adolescente, aumentando a possibilidade do desenvolvimento de um transtorno”, revela Sandra Evangelista.

“O que nós temos hoje são os pais provedores da família, que saem para trabalhar e ficam distantes dos seus filhos. Oferecer boas oportunidades para seus filhos é importante. Porém, mais importante ainda é garantir o afeto e a segurança emocional. E como a gente faz isso? Sendo presença. Estando perto. Brincando junto. Entendendo como está sendo o dia a dia deles, quais são as dificuldades”, pontua.

Sandra menciona também os benefícios da previsibilidade e da rotina: ter horas para as atividades e ter regras torna o lar um ambiente seguro, com limites, contorno e bem-estar. Para Thais, tratar a dor de seu filho como “mimimi” é parte do problema. Dizer frases como “na sua época eu já trabalhava e não tinha tempo para pensar nisso” não são um mérito, pois esse cuidador deve se perguntar: o que eu passei me tornou um adulto hoje feliz? Era necessário ter vivido aquela situação?", questiona Thais.

“Estamos falando de pais que, em sua adolescência e até mesmo na vida adulta, não tiveram e não têm suas emoções e sentimentos acolhidos e validados. Como é que eu acolho meu filho, meu neto, meu sobrinho, se eu não tive essa experiência? Mas há alguns passos possíveis de serem feitos por todos”.

Legitimar e validar os sentimentos do seu filho é um passo importante na Disciplina Positiva, assunto que abordamos por aqui em um Plenae Drops. “A disciplina positiva consiste em uma forma de se criar crianças com base em firmeza e gentileza sem o uso de punição. Não se trata de não impor limites, mas de colocá-los sem violência. O primeiro passo de tudo é criar esse ambiente seguro em casa onde a criança pode se expressar, falar o que ela pensa, conversar, se expor e principalmente, ser levada a sério", explica Carolina Bifulco.

Outros passos importantes dessa filosofia é parar de buscar culpados e procurarem juntos uma solução, além de dar o peso devido às coisas. “Se um amigo seu adulto derruba um copo, você não grita com ele. Por que fazer isso com uma criança que, ao contrário do seu amigo, está aprendendo a ter equilíbrio e coordenação motora?”, questiona Bifulco.

Por fim, um ambiente seguro e acolhedor é também um ambiente onde as crianças são encorajadas a testarem, se arriscarem e, claro, errarem. Essa confiança fará a criança se sentir capaz de tudo e isso, no futuro, irá refletir em um adulto que expressa suas ideias sem medo, autônomo, livre e com uma boa autoestima.

Aos pais de adolescente: resista fortemente a qualquer impulso de criticar ou julgar o  quando ele estiver falando – e isso inclui sem caras e bocas. Demonstre, enfatize, fale sobre o interesse em ouvi-lo, reconheça, acolha e valide seus sentimentos. Persista no diálogo, mas com respeito.

"Dificilmente o adolescente vai te procurar, mas nenhuma conversa deve cair num limbo. Retome semanalmente, quinzenalmente, até se tornar um hábito o diálogo entre vocês”, explica. “Tenha a curiosidade sobre o adolescente, pergunte sobre suas referências públicas nas redes sociais, conheça os seus amigos, promova encontro entre eles. E por fim acredite: você está dando o seu melhor". Você é capaz de abraçar essa causa e tornar a vida do seu filho muito melhor: acredite! 

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