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Desmistificando conceitos: o que é a intolerância religiosa?

A discriminação que escolhe focar nas crenças religiosas de outras pessoas pode se manifestar de diversas maneiras e segue violentando pessoas mundo afora

16 de Agosto de 2024


A décima sexta temporada do Podcast Plenae está no ar e abriu com chave de ouro: o primeiro episódio fala sobre os caminhos que levaram o pai Denisson e mãe Kelly a se tornarem umbandistas. Representando o pilar Espírito, o casal nos emociona ao relembrar os primeiros contatos com a fé e como hoje ela é o tema central de suas vidas e seus propósitos. 

Foi pensando nesse relato que resolvemos desmistificar mais um conceito: a intolerância religiosa. Apesar de se tratar de um termo geral, que não foca a opressão a um credo específico, sabemos que as religiões de matriz africana são as que sofrem mais. 

Segundo levantamento da startup JusRacial, em 2023 havia 176 mil processos por racismo em tramitação nos tribunais do país, e um terço deles (33%) envolviam intolerância religiosa. No Supremo Tribunal Federal (STF), a proporção de casos de intolerância religiosa entre os processos por racismo é ainda maior: 43%, como conta o Brasil de Fato

A seguir, te contaremos mais sobre o assunto, que é triste, mas muito importante de ser estudado para poder então ser combatido. 

A origem do termo


A intolerância religiosa é toda discriminação que ocorre tendo a crença do outro como foco. É sempre tarefa difícil cravar a origem de um termo, ainda mais quando se trata de um que diz respeito a uma violência institucionalizada. No caso da intolerância religiosa, suas raízes são complexas e entrelaçadas com questões históricas, socioculturais, políticas e econômicas. 

Sabemos que nas antigas sociedades politeístas, as diferenças entre cultos e práticas religiosas podiam levar a tensões e conflitos, apesar de haver sim um nível de sincretismo e coexistência entre elas. Mas o monoteísmo foi ganhando força, e religiões como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, ganharam espaço e foram trazendo uma mudança significativa. Com isso, a crença em um único deus muitas vezes vinha acompanhada de rejeição ativa e confronto com outras religiões.

A posterior expansão do Império Romano e a consequente adoção do cristianismo como religião oficial intensificou a perseguição das religiões pagãs e outros sistemas de crença. As conquistas islâmicas e as cruzadas cristãs durante a Idade Média são a prova de como a religião, política e guerra vivem de mãos dadas, em uma clara manifestação de intolerância religiosa nos idos da história.

Para se ter uma ideia, no século XVI, a Reforma Protestante desencadeou conflitos religiosos homéricos na Europa, culminando em guerras e perseguições entre católicos e protestantes. A resposta da Igreja Católica foi adotar medidas severas contra aqueles que se desviavam, em mais um episódio de intolerância.

Neste artigo da revista Galileu, algumas hipóteses para sua origem são levantadas com base em indícios. Para se ter uma ideia, há indícios dessa violência que datam de mais de 400 anos atrás. O Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ, liderado pelo historiador André Chevitarese, busca entender, a partir de pesquisas, as raízes da intolerância religiosa, que remonta há séculos. 

Ele não é o único brasileiro interessado no assunto. A historiadora Vanicleia Silva-Santos, curadora associada da Coleção de Arte Africana do Penn Museum, da Universidade da Pensilvânia (EUA), e orientadora de mestrado e doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também tem se dedicado ao tema. 

Ela é pesquisadora em História da África e suas diásporas e escreveu o livro “Marfim Africano como Insígnia de Poder”, onde encontrou 40 mil processos nos tribunais da Inquisição em Portugal entre 1636 até 1822, com acusações contra judeus, além de muçulmanos de Portugal, da África e do Brasil que realizavam cultos contrários à Igreja Católica, como conta a Galileu. 

Sua pesquisa também mostrou que o sincretismo religioso dos escravos brasileiros que nada mais é do que “a reunião de doutrinas diferentes com a manutenção de traços perceptíveis das doutrinas originais”, foi alvo de muita violência, apesar de com frequência ter sido retratado de forma romântica. 

Um exemplo trazido pelo artigo é de quando os padres contaram aos negros a história de que o Santo Antônio conversou com um morto para inocentar seu pai acusado de matar o homem. Para os escravizados que ouviram, havia uma relação clara com os orixás, pois esse santo, afinal, poderia se comunicar com o outro mundo. Muitos deles foram presos ou mortos quando a Igreja descobriu que utilizavam a imagem cristã em suas cerimônias. 

Na segunda metade do século passado, em um passado não tão distante, o pentecostalismo ganhou força no país ao passo que as religiões de matriz africana se tornaram “inimigas”. Exu, como já era de se esperar e como explicamos por aqui, era o maior dos vilões, com frequência comparado ao diabo. 

“No catolicismo, o diabo é sempre vencido. Mas os evangélicos dão muita atenção ao diabo: todo mal que acontece eles acham que é obra dele. Ninguém é pecador, mas sim vítima do diabo. E esse diabo não é genérico, etéreo, distante, como é para os católicos; é um diabo que pode ser visto na sua frente, nas entidades da Umbanda e do Candomblé”, comentou à Galileu o sociólogo Reginaldo Prandi, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e autor de mais de 30 livros, Reginaldo Prandi.

A intolerância religiosa nos dias de hoje


No Brasil, há uma lei que literalmente proíbe esse tipo de discriminação. Eis o que diz o artigo 1º da Lei 9.459, de 13 de maio de 1997: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” A punição para quem executar, induzir ou incitar essas práticas passou a ser, desde janeiro de 2023 pela lei 4.532, de até 5 anos de prisão, além de multa. Isso porque injúria racial, racismo e liberdade religiosa foram equiparadas e, para este tipo de crime, não cabe mais fiança e é imprescritível.

Infelizmente, o endurecimento da lei não impede que esses crimes aconteçam. O Brasil registrou 2.124 violações de direitos humanos relacionadas à intolerância religiosa durante todo o ano de 2023, como divulgou artigo do Governo Federal. O número, compilado pelo Disque 100 – Disque Direitos Humanos - indica um aumento de 80% na comparação com o ano anterior, quando foram registradas 1.184 violações provenientes de diversas regiões do Brasil. 

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia chamam atenção pela recorrência nos casos e as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, são as mais afetadas, mesmo estando entre as cinco mais seguidas no Brasil, com mais de um milhão de adeptos. De acordo com o IBGE, os católicos praticantes são maioria: cerca de 123 milhões de fiéis. Em seguida estão os evangélicos, com 113 milhões.

"Esses dados são alarmantes. Cada vez mais a população tem compreendido que cenários, situação onde há violência, agressão em razão da religiosidade da pessoa se trata, sim, de uma violação de direitos humanos", destaca o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, ao Fantástico.

Para enfrentar a intolerância religiosa e garantir a laicidade brasileira, o governo criou uma Coordenação de Promoção à Liberdade Religiosa, liderada por uma Ialorixá Mãe Gilda de Oxum. "Esse é o ponto fundamental da discussão, que é a promoção da tolerância e a garantia da diversidade religiosa no Brasil", completa Teixeira ao programa.

Na prática


São várias as possíveis formas de ataque. As diferentes crenças religiosas frequentemente se associam a diferentes identidades culturais e sociais, então para proteger uma identidade religiosa, o indivíduo pode excluir ou rejeitar outras. A violência é quase sempre movida por ignorância ou desconhecimento, fatores que a educação e o contato intercultural poderiam reduzir.

A pessoa que sofre intolerância religiosa pode ainda:

  • Receber um tratamento desfavorável em contextos como emprego, educação ou serviços

  • Ser vítima de agressões, insultos ou ameaças, além de ter seus locais de culto vandalizados

  • Ser forçada por outras pessoas a aderir a uma determinada religião ou a abandonar suas próprias crenças

  • Ser estigmatizado ou marginalizado por crer em algo.

O incentivo para mitigar essa discriminação poderia partir das próprias instituições religiosas e seus líderes, que muitas vezes desempenham um papel crucial na formação das atitudes da sociedade e poderiam fomentar a coexistência. Ainda sobre o tema, vale lembrar que governos e regimes muitas vezes usam a religião para consolidar o poder e justificar a perseguição de oponentes. 

Existem ainda motivos mais profundos, como em alguns casos cuja perseguição religiosa está ligada a interesses econômicos, como a expropriação de terras ou recursos de grupos religiosos minoritários. A globalização também trouxe consigo um maior contato entre diferentes culturas e religiões, o que pode tanto promover o diálogo quanto intensificar a intolerância, a depender de cada grupo. 

Por fim, a necessidade de pertencimento a um grupo religioso pode levar à exclusão daqueles que são percebidos como diferentes. E é aí que o seu entorno se faz importante: uma boa base familiar, além de referências positivas, podem sanar esse desejo de fazer parte sem que seja necessário excluir o outro. No final do dia, é sobre estarmos todos juntos almejando o bem comum, apenas acreditando em caminhos diferentes para alcançá-lo, mas respeitando todas as sugestões.

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Satyanatha em “Deus está presente em todas as coisas”

Na sexta temporada do Podcast Plenae, Satyanatha revela sua concepção de amor e como acredita na conexão de tudo que há no mundo.

26 de Setembro de 2021


Leia a transcrição completa do episódio abaixo:


[trilha sonora]

Satyanatha: Depois de ser abençoado, se tornar portador da bênção e levá-la aos outros. Eu aprendi isso há muitos anos na minha caminhada espiritual e agora tento viver isso todo dia. Como monge, o meu ofício é viver a espiritualidade dentro de mim e a ensinar pra quem quiser aprender e vivenciar. Eu sou responsável por manter essa vibração interna como se eu fosse uma vela acesa. Aí você chega perto, acende a sua vela na minha e pode viver a sua espiritualidade. 


[trilha sonora]


Geyze Diniz: A história de Satyanatha com a espiritualidade começa antes mesmo do seu nascimento, como David, nome com o qual nasceu e usou até os seus 24 anos. O então monge estudou diversas religiões, morou por 7 anos em um monastério hindu, até entender que sua espiritualidade não está ligada a uma religião, mas a algo que transcende todas elas.

Para ele tudo se conecta e tem um motivo. E até nosso livre arbítrio é relativo, pois fazemos parte de um plano muito maior. Conheça as conexões e a entrega espiritual do monge Satyanatha. Ouça no final do episódio as reflexões da psicanalista Vera Iaconelli para lhe ajudar a se conectar com a história e com o momento presente. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.


[trilha sonora]


Satyanatha: Nossa história começa no ano de 1978, com aquela que seria um dia a minha amada avó Carminha. Eu ainda não tinha nascido com o nome de David e nem havia me tornado o monge Satyanatha, o nome que eu ganhei em um monastério distante, belo e sagrado, chamado Kauai Aadheenam.

Dona Carminha, minha futura avó, era uma pessoa de origem humilde, mas muito inteligente e dedicada. Ela estudou apenas até a quarta série, porque a mãe dela, de acordo com o que era sociedade da década de 1930, disse que ela não precisava estudar mais, além de aprender a ler e escrever. Mesmo assim, a Carminha foi trabalhar e se tornou responsável por grandes tarefas, era encarregada de setor, o que lhe dava muito orgulho, no Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, uma instituição pública, em Campinas. 


A Carminha era uma pessoa profundamente amorosa. E o amor é uma das expressões mais elevadas do divino refletida em nós. Quanto mais o amor cresce dentro da gente, mais cresce aquilo que a gente chama de consciência e mais brilha a luz da nossa alma. Aquela que um dia seria a minha avó tratava todo mundo com igual respeito, inclusive o jardineiro da empresa onde ela trabalhava.


Era ele quem cuidava de pitangueiras que brotavam a partir das sementes que a minha avó jogou no jardim do DER e que estão lá até hoje. Eu não sei o nome do jardineiro e a minha avó não está mais aqui para eu perguntar. Mas, eu sei que ela o cumprimentava todo dia: “Bom dia”. “Bom dia”. E com gentileza, um dia, lá em 1978, ela perguntou: “E o senhor como está?”. 


[trilha sonora]


O jardineiro respondeu: “Eu estou um pouco triste, senhora, meu filho não está bem”. 


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Ela se interessou: “Puxa vida, o que aconteceu com o filho do senhor?”. “O meu filho tem 2 anos de idade e ele tem um problema grave de saúde”. A Carminha deu a ele o número do telefone dela. Ela tinha um fusquinha e, com aquele carro, podia levar a criança pro hospital. O menino se chamava Valmir e ele ainda existe em mim, como vocês vão ver.


O Valmir, criança pequena, tinha 2 anos, um fígado problemático e um sorriso simpático. Sempre que era chamada, a Carminha o levava nas consultas médicas, ajudando o pai e acolhendo a mãe. Sem receber um tostão, ela dava amorosidade, presença, acolhimento e solidariedade. Um dia, a Carminha recebeu um telefonema no meio da noite: “Dona Carmen, o Valmir tá mal, a gente precisa de ajuda”.


E lá foi ela correndo pro endereço da família na periferia da cidade. O Valmir foi colocado no banco de trás do fusquinha, nos braços da mãe, enquanto a Carminha dirigia pro hospital. Nos terríveis momentos de silêncio dentro do carro, ela começou a ouvir a respiração do menino. Não era só uma respiração difícil, mas uma respiração específica, quando a musculatura do tórax não dá mais conta. 


Depois, a Carminha ficou sabendo que na linguagem popular isso se chama sororoca. Ou na medicina, respiração intercostal, um dos sinais de que a pessoa está falecendo. A Carminha tinha até arrecadado recurso de muita gente para o Valmir fazer uma cirurgia de transplante de fígado, nos Estados Unidos. Não deu tempo, ele faleceu no hospital. 


[trilha sonora]


Então, ela não pensou mais nisso durante alguns meses. A filha dela ficou grávida, eu nasci e recebi o nome de David, que quer dizer amado em hebraico. Eu era muito amado mesmo. Fui o primeiro neto, imediatamente acolhido e favorecido pela minha avó, agora sim, não apenas Dona Carminho, mas Vó Carminha. 


Dizem que eu nasci um pouco cedo, de oito meses, oito e um pouquinho. Nasci pequeno, mas aparentemente saudável. Quando eu tinha uns 30 dias de vida, a minha avó chegou pra me visitar e viu que eu estava fraco, com os braços moles. Ela perguntou pra minha mãe: “O que aconteceu? Porque o David está assim?”. Minha mãe respondeu: “Ele tá assim porque chorou a noite toda, tá cansado”. Minha avó se aproximou do bercinho e ouviu. 


Minha vó entrou em pânico. Desesperada, ela gritou com a minha mãe, me pegou no colo e me levou para o hospital. Havia uma consulta marcada com um médico à tarde, mas a gente não sabe se eu teria sobrevivido. Eu fui vítima de uma epidemia de meningite bacteriana, que foi ocultada pela censura da ditadura militar daquela época, em 1979. Pouca gente sabia, mas a doença estava se espalhando pelos hospitais e matando crianças. 


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O médico avisou que provavelmente eu teria alguma sequela, se eu sobrevivesse. 


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E é uma benção inacreditável porque, se eu tenho, eu não percebo. Me sinto apto a viver, a amar, a meditar, a cuidar, a batalhar por um mundo melhor, a abraçar pessoas, a sorrir. Não parece ter ficado sequela alguma. Foi muito perto, eu quase fui embora, mas eu sei hoje o quanto eu devo ao Valmir, o quanto a minha vida é dedicada a honrar um menino que eu não conheço. 


Se a minha avó não tivesse ajudado o Valmir, ela teria perdido o primeiro neto e eu não estaria aqui contando essa história. Isso é espiritualidade verdadeira. Tudo se conecta, tudo tem um motivo. É transformador a gente entender que a infinita amorosidade e inteligência divina ligam todos os pontos e fazem com que a vida do Valmir permita que você ouça essas minhas palavras. 


Espiritualidade é a ligação amorosa e mágica entre todas as coisas. Em que não existem coincidências, onde cada detalhe é guiado por algo maior, divino e ainda assim imediatamente presente em tudo. 


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Alguns anos depois, fui com a minha vó caminhar num parque municipal. Era uma caminhada longa para a criança de 5 anos que eu era. Ao invés de me falar “não corra, menino!”, ela me deu a mão e disse: “Fique de mãos dadas comigo, a sua energia e a minha energia vão passar pelas nossas mãos, um para o outro, assim a gente troca essa energia e você não vai se cansar, nem eu”.


Aquela foi a primeira vez que eu ouvi a palavra energia, que depois eu ouviria muitas vezes na jornada de meditação e de ser monge. Aquela mágica, essa tal de energia que passava de um pro outro e assim não deixava a gente se cansar, aquilo me deixou empolgadíssimo. É claro que eu, sugestionado pela fala e também energizado pelo amor da minha avó, não me cansei ao caminhar no parque.


[trilha sonora]
 

Uma vez abençoado, compartilhar a benção. E eu já era abençoado, mas isso não significava que a minha vida era fácil. A infância foi turbulenta por coisas dos adultos. Em busca de aliviar a dor e encontrar um sentido, eu buscava a Deus. Meu pai me ensinou a visão da espiritualidade dele. Ele era muito dedicado e bastante sério na sua busca e frequentava uma igreja neopentecostal. Ele me levava a um culto, mas eu não gostava muito do ritual e da rigidez que eu encontrava ali.

Eu me lembro, com 8, 10 anos, de ir pro estacionamento da igreja, ficar olhando pras estrelas e pedir ardentemente: “Deus, se mostre pra mim, quem você é? Deus me ouça. Eu quero aprender, eu quero saber, eu quero estar mais próximo”. A resposta veio suave, ou se veio clara eu não soube ouvir. 

Uma época na adolescência e por uns anos eu cheguei até a ser ateu. Mas mais tarde, eu fui em busca de uma espiritualidade que explicasse o significado por trás do aparente caos, a bênção que vem mesmo quando a gente não entende, a luz no centro de cada um. Pra mim, a relação com o divino é de encantamento, é transformação, é uma luz profunda, é amorosidade.


[trilha sonora] 


Quando eu tava na faculdade, conheci a meditação. A convite de um amigo, fui participar de uma aula com uma pessoa que tinha um conhecimento gigante sobre a cultura oriental. Aprendendo aquilo, algo eclodiu e floresceu no meu coração. Eu me apaixonei pelo divino de maneira irreversível, ao ponto de ter dificuldade para lidar com o mundo concreto. Aí fui ler as histórias do Masnavi, que é uma coleção de livros sufistas do século 13, as obras do líder hindu Ramakrishna, a autobiografia de Yogananda...


Aquele conhecimento mexeu comigo, porque falava sobre carma, energia, chakras, dimensões, seres de luz e o plano divino por trás desse mundo concreto. Eu enlouqueci com aquilo, da melhor maneira. O mundo deixou de ser um lugar árido, no qual eu me sentia banido. Passei a me identificar com um mundo escrito em códigos, onde Deus se revela em todas as coisas. Uma folha de árvore pode ser algo transcendente de linda e abençoada, assim como um beijo e um abraço, que podem ser expressões do divino. 


Eu entrei em uma jornada que me levou a largar a carreira de engenharia para morar sete anos em um monastério. Me tornei monge e recebi o nome Satyanatha, que significa aquele que busca a essência, a verdade. Aprendi que todas as religiões estão certas e também todas estão bagunçadas pela intervenção humana. Aprendi que a minha busca espiritual não está ligada a uma religião específica.


Aprendi que a espiritualidade tem que ser vivenciada, não doutrinada, aprendi que o divino tem que ser um divino que encanta, não que julga. E que Deus está presente em todas as coisas. A vida do Valmir toca a minha e a minha toca a sua. Quando a gente entender isso, a nossa visão vai ser mais próxima da visão que Deus tem da vida e da espiritualidade. Que é simples, mágica e infinita, como Deus também é.


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Vera Iaconelli: O testemunho de Satyanatha revela como essa experiência da espiritualidade tem que ser ligada à autenticidade e a uma busca honesta, não doutrinária. A partir da história dele com a sua vó, com as memórias da história dessa mulher solidária, altruísta, generosa e de como isso marcou a infância dele, Satyanatha vai buscando encontrar aquilo que pra ele faça sentido em termos espirituais. Então, um jovem que começa um percurso muito próprio, muito desprendido, se baseando mais em questões do que respostas. E, nesse percurso, ele encontra uma espiritualidade não a partir de uma doutrinação de um outro que vai dizer quem ele é ou deixa de ser, ou o que ele vai fazer ou deixar de fazer, mas a partir de um lugar mais ligado à filosofia, mais ligado ao autoconhecimento e mais baseado à possibilidade de, tendo aprendido isso, transmitir pra mais alguém.

Então, é um ciclo transgeracional que ele traz da avó, dos pais, dele mesmo, e transmite pro outro. Então, se tem uma coisa que a gente deve guardar da experiência desse jovem excepcional é como nós precisamos nos perguntar sobre as grandes questões da nossa existência e buscar respostas que sejam autênticas para nós ao invés de nos deixarmos tomar pela palavra do outro, nos deixarmos guiar pela palavra do outro, ao invés de nos deixarmos doutrinar por dogmas muitas vezes que vão na contramão da nossa própria expressão. E a possibilidade de interpretar os fatos da vida de uma forma mais positiva, mais proativa, mais espiritualizada. 


[trilha sonora]

Geyze Diniz:
Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.

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