Deixe suas folhas caírem também

Há um cheiro de chuva no ar

21 de Março de 2023


Há um cheiro de chuva no ar e, quando olho à minha volta, tudo parece ter adquirido uma cor amarelada, um último resquício solar que começa a ensaiar o seu ato final com o cair de suas folhas.

É nessa transição, também chamada de outono, que ficamos entre a euforia desmedida do verão e a nostalgia e recolhimento dos dias de inverno. É um meio termo reflexivo, que oferece tantas possibilidades quanto temperaturas em um só dia.

Para muitos, trata-se da estação mais bonita do ano. São três meses que, em toda sua graciosidade, nos prepara lentamente para o peso dos casacos, nos dando ainda pequenas pílulas de um quentinho que não queima a pele, mas aquece a alma.

Nesse período também nos despedimos oficialmente das festas que marcam o início do ano. E dessa forma, o outono representa um recomeço daquilo que já havia começado, mas ainda de forma preguiçosa, em marcha lenta. É em março que os planos começam a oficialmente ser colocados em prática de forma mais enérgica.

Aproveite essa estação para respirar bem fundo e absorver todos os perfumes que a terra molhada pode te proporcionar. Esteja atento aos arco-íris ao final do dia. E mais do que tudo, renove-se como uma árvore faz com suas próprias folhas. Lembre-se: para que nasça o novo, é preciso deixar ir o que é velho.

Deixe suas folhas caírem também Deixe suas folhas caírem também Deixe suas folhas caírem também Deixe suas folhas caírem também

Compartilhar:


Para Inspirar

Um mundo melhor para os eletrodependentes

Conheça outras iniciativas como a Outcare, da nossa participante do Podcast Plenae, que buscam tornar a vida dos eletrodependentes mais fácil e com dignidade

31 de Dezembro de 2024


No último episódio da décima oitava temporada do Podcast Plenae, conhecemos a emocionante história da intuição materna de Aline Bertolozzi. Representando o pilar Propósito, a empreendedora criou a Outcare, uma empresa que surgiu de uma necessidade da sua própria família: garantir que os aparelhos que mantêm a vida de seu filho funcionando mesmo fora de casa, em uma situação longe de eletricidade. 

Assim como ela, existem outras iniciativas que buscam olhar para essas pessoas que somam mais de 300 mil só no Brasil e que, infelizmente, ainda são pouco assistidas. Confira a seguir!

Desconto na conta de luz


Em 2022, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a ampliação do desconto na tarifa de energia elétrica a famílias carentes que mantenham em casa pacientes em regime de internação domiciliar, segundo a Agência Senado. Ela é chamada de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e os descontos podem chegar a 100% no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único e que atendam aos requisitos, como o limite de consumo de 50 kWh/mês.

Energia solar


O projeto “Sol-Ar, sol para respirar: energia solar fotovoltaica para eletrodependentes” foi idealizado e executado pela Abraf – Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Arterial e Doenças Correlatas, para dar suporte a famílias que necessitam utilizar concentrador de oxigênio em seu lar. A iniciativa prevê instalar placas fotovoltaicas nas residências de pessoas que vivem com doenças pulmonares, como conta artigo na Vida e Ação.

Outra iniciativa da mesma natureza é o Projeto Energia do Bem, uma ação para alcançar consumidores cadastrados como eletrodependentes, que são beneficiários da Tarifa Social de Energia que contamos anteriormente. Essa ação consiste na instalação de um kit gerador de energia fotovoltaica, além da troca de lâmpadas tradicionais pela tecnologia de LED, que é mais econômica. Tal projeto conta com a doação e instalação de kits de energia solar realizados pela maior empresa de comercialização e fornecimento de eletricidade de Santa Catarina, a Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Celesc), como conta o Portal Solar.

Gostaríamos que a lista crescesse e se somasse a Aline, mas não movidas por uma necessidade, como foi o caso dela. Mas sim, por uma vontade genuína de olhar para essa parcela da população. Esperamos com esse artigo ter inspirado você a colocar dentre suas causas, a causa dos eletrodependentes! Espalhe a notícia por aí.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais