Para Inspirar
Conheça a história dos caminhos que precedem um atleta olímpico e o levam até o pódio.
10 de Novembro de 2024
Leia a transcrição completa do episódio abaixo:
Caio Bonfim: Eu sou o tipo de pessoa que se alimenta da pressão. Quando eu jogava futebol já era assim. Quanto mais eu apanhava, quanto mais a torcida me xingava, melhor era o meu desempenho. É da minha personalidade. No segundo ano do Ensino Médio, eu escolhi trocar o futebol pela marcha atlética e aguentar os xingamentos na rua durante os treinos.
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Geyze Diniz: Os problemas de saúde na infância não impediram Caio Bonfim de se dedicar ao esporte. Filho de pai treinador e mãe atleta, Caio seguiu os passos da família e trouxe a medalha de prata para casa, uma conquista de todos e que deu luz a marcha atlética, esporte pouco conhecido no Brasil. Eu sou Geyze Diniz e esse é o Podcast Plenae. Ouça e reconecte-se.
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A minha mãe foi super bem, e meu pai incentivou ela a continuar na marcha. Ela começou a treinar, se dedicar e foi oito vezes campeã brasileira, campeã ibero-americana e campeã sul-americana. A primeira brasileira a ganhar uma medalha internacional na marcha atlética feminina.
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Eu não sei qual foi o dia em que eu aprendi a marchar. Aconteceu naturalmente. A nossa casa respirava o atletismo e marcha atlética. Eu cresci acompanhando a rotina de treinos da minha mãe e as viagens dela. Só que se dependesse da minha saúde na infância, eu não teria sido atleta. Com apenas 7 meses de vida, eu tive uma meningite. Meus pais nem sabiam se eu sairia vivo do hospital.
Com 1 ano e 2 meses, eu comecei a andar e em poucas semanas as minhas pernas entortaram. Os médicos não sabiam o porquê, mas as minhas pernas ficaram bem arqueadas pra fora, como se fosse um alicate. Eu fui operado e fiquei dois meses de gesso, a ideia era corrigir o problema daquele momento, mas os médicos alertaram que elas entortariam novamente à medida que eu crescesse. Só que, em mais um mistério que a medicina não explica, as minhas pernas nunca mais deram problema.
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Nada disso impediu que eu praticasse o esporte. Em casa, o que não faltava era incentivo. Eu lembro que uma vez meu pai chegou em casa num sábado e encontrou eu e meu irmão dormindo. Era tipo meio-dia e ele ficou indignado. Tirou a gente da cama e levou pro estádio onde ele dava treino de atletismo. Com 8 anos de idade, eu já corria de 6 a 8 quilômetros com meu pai.
Um mês depois, eu fui campeão brasileiro. Faz pouco tempo que eu perguntei pro meu pai porque que ele me incentivou a marchar e não a correr. E ele falou: “Quem é a criança que sabe fazer marcha atlética? Ninguém sabe, mas você e seu irmão sabiam. Então, se juntasse o preparo físico e a técnica de vocês com a bagagem que tinham, vocês largariam na frente”. Durante toda a infância, meu pai inscreveu eu e meu irmão em provas de marcha atlética. Mesmo sem treinar, a gente conhecia a técnica. Os resultados foram tão bons, que eu resolvi dar uma chance e trocar o esporte mais popular do país pro menos popular.
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Uma delas é ver que a marcha atlética é pouco reconhecida dentro do atletismo. Aquilo me incomodava. A cada medalha que eu ganhava, eu queria mostrar que o meu trabalho também tinha valor. Essas coisas foram me alimentando, criando a minha identidade e aumentando a minha vontade de fazer parte da marcha atlética.
Mas a pior parte era aguentar os xingamentos na rua. Toda vez que eu treinava na rua, passava um carro, buzinava e gritava alguma coisa. Já era difícil ser adolescente e lidar com a transformação do corpo e da cabeça. Era difícil sustentar a escolha de ser atleta, enquanto os meus amigos começavam a sair, curtir a vida. Mas aqueles xingamentos eram uma escala de agressão que eu não estava preparado.
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A marcha atlética, ela é uma competição de quem caminha mais rápido. Pra diferenciar da corrida, criaram duas regras. Uma é que o atleta não pode tirar os dois pés ao mesmo tempo do chão. A outra é que a perna precisa tá esticada no primeiro contato com o solo. Por causa disso, a marcha tem como característica um rebolado. Pra mim nunca foi estranho, porque era a profissão da minha mãe. Mas pra quem não tá acostumado, é esquisito.
Eu encontrava conforto nas pessoas que me apoiavam. Tinha gente que passava de carro e falava: “'Vamo' lá!”, “Bom treino!”. Mas acima de tudo eu tinha apoio em casa. Eu acho que, pra tudo na vida, o mais importante é ter suporte da família. Meus pais acreditavam em mim. Eles me davam confiança. Eu sempre fui elogiado como atleta pela minha parte mental. Mas na verdade a base dessa força eram os dois pilares que apanhavam junto comigo e absorviam algumas porradas que eu levava. Por causa da minha família, a caminhada não foi tão difícil.
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Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o negócio ficou mais sério. Eu terminei em quarto lugar. É uma colocação ingrata, porque você quaaase chega no pódio. Mas foi um resultado que me fez acreditar no meu trabalho. Os meus pais eram meus treinadores e muita gente acreditava que essa relação não daria certo. Ninguém me pressionava, mas eu fazia questão de continuar desse jeito, porque eu confiava muito no trabalho do meu pai.
Meu pai revelou cinco atletas olímpicos, e todos trocaram de treinador quando ficaram grandes. Eu não queria fazer a mesma coisa. E aquele quarto lugar no Rio mostrou que a nossa parceria era boa. E depois daquela Olimpíada eu brinco que o som da buzina mudou. Era sempre um “pã” e um xingamento, e hoje, é um “pan-pan”, 'vamo' lá campeão.”
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Em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, eu fiquei em 13º lugar. Esse resultado eu considerei um fracasso. A pandemia me interferiu muito, e eu percebi que algumas decisões erradas atrapalharam o meu rendimento. Mas foi ali que eu tive um papo comigo mesmo e decidi fazer algumas mudanças pras próximas Olimpíadas. Eu já sabia que eu era muito bom. Já treinava bem. Mas ainda tinha alguns pequenos detalhes que podiam fazer a diferença.
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A minha teoria é que todo mundo é uma estrelinha no céu. Existem alguns cometas Halleys brilhantes, que brilham mais do que tudo, tipo o Usain Bolt, Michael Phelps. A minha estrelinha tá lá brilhando e ela ia brilhar mesmo se eu não tivesse subido no pódio em Paris. Talvez o meu maior legado nem seja a medalha em si. O nosso projeto em Sobradinho, o Caso, hoje tem 35 marchadores. É uma garotada que pode marchar em paz na rua, sem sofrer a violência simplesmente por se dedicar à sua paixão.
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Geyze Diniz: Nossas histórias não acabam por aqui. Confira mais dos nossos conteúdos em plenae.com e em nosso perfil no Instagram @portalplenae.
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Para Inspirar
De tão poética, a palavra liberdade abre margem para diferentes interpretações. Afinal, o que é liberdade para você?
11 de Março de 2022
Na sétima temporada do Podcast Plenae, conhecemos a história de Maha Mamo, ativista de direitos humanos, oradora motivacional e escritora. Apesar de ter ganhado notoriedade nos dias de hoje, ela passou 30 anos sem ter uma nacionalidade. Isso inclui, inclusive, ausência de todo ou qualquer documento que comprovasse sua existência enquanto cidadã.
Sua luta para deixar de ser apátrida - termo que designa pessoas sem pátria - e ser reconhecida como pertencente a uma nação chegou ao fim aqui, em terras brasileiras. Maha Mamo, depois de muito procurar em outros lugares, recebeu a certidão de número “001”, a primeira apátrida a ganhar documentação no Brasil.
A tão sonhada liberdade
“Comecei a me questionar: Quem sou eu como ser humano? Pra que eu realmente quero essa liberdade de ir e vir, de fazer o que eu quiser?”, se questiona a personagem representante do pilar Contexto. Há quem diga que não há cenário mais liberto do que o que ela se encontrava, afinal, por não ter documentação, ela era praticamente irrastreável também.
Mas, justamente pela ausência de documentos, ela era incapacitada de sequer existir, estudar, fazer tratamentos médicos. Nada, nenhuma porta aberta. Isso era ser livre então? Mas o que é liberdade afinal?
A liberdade é uma das palavras mais inspiradoras desde que o mundo é mundo. Gregos e troianos: todos discutiam essa dádiva. Mas foi a partir de 1789, com a Revolução Francesa, que ela tornou-se ainda mais objeto de desejo, sendo adicionados à ela os termos igualdade e fraternidade.
Esse tripé, inclusive, foi fundamental na queda do Antigo Regime e na consolidação do Estado de Direito como o conhecemos hoje. Caía por terra o poder absoluto monárquico, a servidão direta no campo, a ausência de representatividade nas assembleias. E, das cinzas de um velho mundo, surgia algo que se dizia, pela primeira vez em muito tempo, livre.
Igual para todos?
É a liberdade, porém, absoluta como os reis e rainhas que a precederam? É igual a todos os seres humanos? Ou temos, cada um de nós, nossas próprias visões do que significa ser livre? A resposta dessa pergunta tende muito mais à segunda opção quando lembramos de quantas pessoas já ficaram marcadas para sempre na filosofia, sociologia e tantos outros campos das ciências sociais ao discorrerem sobre o que significa a liberdade.
Citando alguns exemplos, para o filósofo existencialista dinamarquês Soren Kierkegaard, a liberdade é inerente ao ser humano pois somos os únicos e diretos responsáveis pela nossa própria vida e existência. Isso resulta em um dos pontos centrais de toda sua obra: a angústia. De traçar nosso próprio caminho sem que isso seja predeterminado por uma divindade, pelo nascimento ou quaisquer circunstâncias, e todas as possibilidades que deixamos para trás ao fazermos nossas escolhas. Ou seja, para ele, ser livre é também angustiante.
A conceituação de Kierkegaard traz um ponto interessante: a ideia de uma divindade superior é diametralmente oposta à liberdade e autonomia humanas? Para Baruch Espinosa, aquele filósofo holandês que falou sobre afeto e te contamos aqui neste artigo, não necessariamente.
Cerca de um século antes da supracitada Revolução Francesa, Espinosa foi perseguido em seu tempo pelo clero cristão por pregar diversas ideias tidas como afrontosas aos dogmas da época. Uma delas é justamente o fato de que liberdade não é apenas o livre arbítrio, mas também a proximidade do ser humano consigo mesmo.
Ou seja, a “maldade” não se dá em decorrência da escolha em se afastar do divino e nem Deus seria uma autoridade impiedosa que estaria disposto a nos punir apenas por exercermos o direito de sermos livres. Para o filósofo, isso era uma invenção do clero à época para se colocar como os verdadeiros intérpretes da Palavra e, assim, ser uma casta com direitos especiais. Enquanto a liberdade, em suma, existe em cada pessoa como o poder simultâneo da mente e do corpo.
Religião e liberdade
A resposta pode, como tudo, variar de acordo com interpretações. A tradição judaico-cristã conta a antiga história de Adão e Eva e o Pecado Original e ela, por si só, é sobre escolhas e a liberdade que temos de fazê-las. Para a Revista Gama, Ruben Sternschein, rabino e doutor em filosofia judaica pela USP, “nossa liberdade está pré-determinada pela genética, por um contexto social e pela história de cada um. Mas, dentro de tudo isso, temos várias maneiras de sermos nós mesmos. Esta é nossa liberdade”.
A alegoria de Adão e Eva mostra que a liberdade não é absoluta. Ela traz consequências, que devem ser analisadas e encaradas por quem faz tais escolhas. De novo, retorna-se a Kierkegaard e a angústia que isso pode trazer. Mas, num contexto social, parece óbvio que a liberdade de uma pessoa vai até onde começa a de outra e assim sucessivamente.
Liberdades em tempos atuais
Parece óbvio, mas ultimamente não tem sido tão claro assim. Principalmente quando se fala em liberdade de expressão. Muito se tem usado esse jargão, algo muito importante em contextos reais de censura e tirania para justificar a propagação de discursos de ódio. A liberdade de expressão hoje em dia, aqui, é garantida. Mas ela nunca significou isenção de consequências pelo que se fala.
Ainda assim, hoje em dia, em pleno século 21, as pessoas podem ter seus direitos fundamentais cerceados de fato, e não apenas usar isso como muleta para fingir uma perseguição que nada mais é do que a consequência pela propagação de discursos de ódio.
Ela é, inclusive, garantida pela nossa Constituição, mais especificamente no Artigo 5º, que diz: é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”. Já no art. 220, é vedada “toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”
Para o pastor Henrique Vieira, também em entrevista à Revista Gama, não existe liberdade efetiva com a desigualdade social que vivemos no Brasil. “Ela tem que ser fruto de uma libertação que seja econômica, política e cultural, promovida coletivamente.”
É, novamente, o caso de Maha Mamo, a refugiada libanesa que veio ao Brasil como apátrida e participante da sétima temporada do Podcast Plenae. Maha nasceu e cresceu no Líbano onde, de acordo com as leis locais, só se consegue a cidadania do país caso seu pai seja libanês. Como ele não era, ela foi considerada apátrida e teve sua existência ignorada, pois não conseguia documentos e, por extensão, não tinha muitos direitos básicos.
Aqui no Brasil, pela primeira vez, conquistaram o direito à existência só por terem ganhado documentos como o CPF. Isso representa, na prática, a liberdade de existir nos tempos atuais. De ser vista e reconhecida como um ser humano. Diferentes contextos históricos, sociais, geográficos - tudo isso influencia a visão que temos desse ideal inspirador que é a liberdade.
O respeito, porém, deve andar sempre de mãos dadas com ela, lembrando sempre que o outro tem o mesmo direito a ser livre. Só assim ela, de fato, abre as asas sobre nós.
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