A mão invisível dos professores

O sinal acaba de tocar em todos os corações daqueles jovens que veem nesse som a oportunidade de saírem correndo sem olhar para trás

15 de Outubro de 2024


O sinal acaba de tocar em todos os corações daqueles jovens que veem nesse som a oportunidade de saírem correndo sem olhar para trás, buscando com fúria nos corredores do colégio a liberdade que não vê os muros do portão e ignora todos os anos que ainda correrão pela frente.

A vida, quando se é adolescente, é urgente, é inédita, escorre pelos dedos e ainda assim, parece nunca se esgotar. É tudo pra ontem, o hoje não existe e o amanhã é terra prometida e cheia de mistérios. Nesse cenário, há o destaque de uma figura que chama fez parte de todas as trajetórias, independente de qual tenha sido ela: o mestre.

Ninguém chegou até aqui, nas linhas dessa crônica, sem ter passado por um professor. Não há um único semelhante que não tenha testemunhado mudanças em sua própria vida à luz de uma aula. / É impossível não ter conhecido aquele que usa sua própria voz para fortalecer o ensinamento por meio da oralidade, método quase tão antigo quanto a própria humanidade.

Não há quem não saiba do que se trata a profissão mais nobre de todas - e não é exagero colocá-la no topo, já que para desempenhar qualquer função no mundo, foi preciso estar diante dessa figura que dedicou os seus esforços a tornar o outro mais completo e preparado.

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", escreveu Cora Coralina. Mas é preciso ir além: mais do que feliz, aquele que transfere é o detentor de uma nobreza imensurável por ter como missão de vida enriquecer outra mente humana, construindo pontes, dia após dia, e sendo a mão invisível sempre estendida ao nosso lado, por toda a nossa trajetória. Feliz dia dos professores!

A mão invisível dos professores A mão invisível dos professores A mão invisível dos professores A mão invisível dos professores

Compartilhar:


Para Inspirar

Envelhecer é melhor com um animal de estimação

Em pesquisa, 90% dos donos de pets disseram que seus amigos peludos os ajudam a aproveitar a vida e se sentirem amados

4 de Abril de 2019


Quer envelhecer bem? Adote um animal de estimação e você estará no caminho certo, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Envelhecimento Saudável , da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Os pesquisadores entrevistaram cerca de 2.000 americanos entre 50 e 80 anos.

Dos participantes, 50% tinham pelo menos um pet, sendo cães os mais comuns, seguidos por gatos e pequenos animais, como pássaros e hamsters. Quase 90% dos voluntários disseram que seus bichos os ajudaram a aproveitar a vida e se sentirem amados. Para 80%, os pets reduziram o estresse, e quase três quartos afirmaram que seus amigos peludos lhes deram um senso de propósito.

Além disso, 64% dos entrevistados - e 78% dos donos de cachorros - revelaram que seus animais de estimação os ajudaram a permanecer fisicamente ativos. Sessenta por cento também disseram que seus animais de estimação os ajudaram a lidar com problemas de saúde física e emocional.

As pessoas relataram algumas desvantagens para a posse de animais de estimação, incluindo dificuldade em viajar ou sair de casa (54%) e despesas (18%). Seis por cento dos donos de animais disseram ter caído ou se machucado como resultado de ter um animal de estimação - consistente com um estudo recente que descobriu taxas crescentes de fraturas entre donos de cães idosos.

Quinze por cento dos donos de animais, incluindo 26% dos que disseram que estavam em condições de saúde precárias ou fracas, disseram que a saúde de seus animais de estimação tem preferência sobre a deles. A nova pesquisa sugere que a posse de animais de estimação pode ser especialmente impactante para os adultos mais velhos, uma vez que a solidão e o isolamento social não comuns nessa faixa etária.

 Se ter um animal de estimação não é uma opção para algumas pessoas, os autores do estudo recomendam voluntariar em um abrigo de bichos, organizar visitas de pet terapia ou fazer pet-sitting, que consiste em ser babá de animais das outras pessoas.

Fonte: Jaime Ducharme
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo completo aqui 

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais