Coloque em prática
Durante a campanha de compras mais famosa do mundo, lembre-se de não cair em tentação com os descontos e lembrar da sustentabilidade em seus atos.
24 de Novembro de 2022
Todo final de novembro, uma mesma campanha agita o mundo todo: a Black Friday. Nascida nos Estados Unidos, onde ela tradicionalmente acontece depois do feriado de Ação de Graças, ela se espalhou pelo resto do mundo e, só aqui no Brasil no ano passado, ela movimentou R$5,4 bilhões, contando o período da quinta-feira às 0h até às 23h59 da sexta-feira.
Você com certeza já deve ter ouvido falar nela e talvez já tenha até feito umas comprinhas nesta data. Mas explicaremos de qualquer maneira: a Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro, quando todas as lojas baixam seus preços e criam promoções de proporções imensas, para estimular a compra e o consumo.
O que o planeta tem a ver com isso?
Se por um lado ela ajuda os comerciantes a fazerem um bom caixa pré-natal, em um mês onde tradicionalmente nada aconteceria para justificar tantas vendas, por outro, ela estimula o consumo desenfreado, problema sério para nossos bolsos e também para o planeta.
Recentemente, uma foto chocou o público ao revelar as montanhas de roupas usadas e descartadas como lixo no paradisíaco e turístico Deserto do Atacama. Em conversa com as criadoras da plataforma It Brands, falamos um pouco sobre a relação entre a moda e o planeta. Constantemente esquecemos que tecido é também lixo, e que quando não destinado aos locais certos, só se torna mais um peso nos já sobrecarregados lixões.
Para elas, o “wake up call” (“hora do chamado”, em tradução livre), veio para ficar e alertar a todos que, se o valor está muito abaixo do que deveria, é preciso estar alerta. Afinal, para um produto chegar até você, há vários processos envolvidos que são custosos. Portanto, algum elo dessa cadeia pode estar sendo prejudicado - e geralmente, esse elo é o planeta.
O que fazer
Um dos caminhos possíveis, então, é fazer melhores escolhas na hora de comprar. Optar por produtos que, à primeira vista, podem parecer mais caros, é na verdade uma vantagem, pois isso pode indicar que sua durabilidade será melhor, ou seja, seu descarte será mais tardio.
Nessa rodada de escolhas, você pode também optar por peças mais “coringas”, que podem ser combinadas de várias maneiras e, assim, evitar um armário sobrecarregado - como te explicamos nesta matéria sobre as formas de trazer o minimalismo para seus hábitos.
Além disso, o que pode encarecer um produto é também uma cadeia de produção mais ecológica e menos industrial, onde pequenos produtores não contarão com grandes maquinários e sim com sua capacidade artesanal individual, mas com certeza muito mais responsável ambientalmente falando.
A chave do sucesso está em repensar também a sua maneira de experienciar o mundo. Que tal desacelerar? O movimento slow, como é chamado essa tendência da desaceleração, também já foi tema aqui no Plenae. Ele propõe que tiremos o pé do acelerador em todos os aspectos: na comida, na medicina, na infância, no entretenimento (o calm-tainment que te contamos aqui), e, porque não, nas compras - o chamado “slow fashion”.
Dentre suas premissas, está justamente o que falamos anteriormente: pensar antes de comprar, investir seu dinheiro com sabedoria naquilo que será utilizado várias vezes, dar preferência a pequenos produtores, estar de olho nas etiquetas para saber de onde aquela peça veio, refletir sobre os caminhos que ela tomou até chegar a você, fazer a moda circular (por meio de compras em brechós ou doar suas roupas), enfim, há uma infinidade de caminhos possíveis.
Nesse movimento de repensar seus conceitos, em tempos de Black Friday é urgente repensar a sua relação com o dinheiro. Em “O que é riqueza, afinal”, olhamos para esse tema sob diferentes óticas - da filosofia até a etimologia da palavra.
No Tema da Vez de setembro do ano passado, pensamos de forma profunda sobre o capital, essa verdadeira entidade que parece reger a nossa sociedade como um todo. Por lá, falamos sobre sua relação com a felicidade e o que é prosperidade - palavra discutida também em Plenae Entrevista e um dos pilares propostos no curso da XP Investimentos em parceria com o Plenae.
Em outro Tema da Vez, dessa vez em novembro do ano passado, falamos sobre consumismo e o porquê sentimos vontade de comprar itens que não precisamos, fomentados principalmente pela propaganda e pelas urgências que o capitalismo propõe.
Para finalizar esse artigo, que se propõe a trazer mais consciência e inteligência na hora de suas compras de Black Friday, fique com os 12 princípios de consumo consciente trazidos na newsletter mencionada acima. Lembre-se: só depende de você investir no que realmente importa e fazer do mundo um lugar melhor!
Coloque em prática
Depois de um feriado que, muitas vezes, pode ser recheado de excessos, confira algumas dicas que podem te ajudar a desintoxicar o corpo!
22 de Fevereiro de 2023
O feriado mais famoso do país começa a se despedir, mas deixa alguns resquícios: o efeito dos seus excessos. Comida, bebida, falta de exercícios e sono desregulado são só alguns dos maus hábitos que praticamos nesses dias de folia e que, verdade seja dita, são merecidos.
Mas fique tranquilo! Alguns caminhos de detox são possíveis e muito bem-vindos para você colocar em prática e recuperar o tempo perdido!
Hidrate-se
Comece pelo básico: água. Pode ser que você tenha negligenciado a quantidade nesses últimos dias, então atente-se a esse fator. Para não se esquecer, que tal acionar alguns alarmes no seu celular? Há uma série de aplicativos feitos só para isso!
Prato colorido
Os dias de comer besteira ficaram para trás. Depois da água, a alimentação é que vai ajudar a te reerguer. Opte por alimentos como as folhas verde escuras, que são ricas em minerais, fibras, antioxidantes e vitaminas. Isso vai te ajudar a limpar o organismo e trazer mais energia.
Se a vontade de doce vier, depois de dias comendo-os sem restrições, apele para a frutose, o açúcar das frutas. É claro que mesmo ela deve ser ingerida com parcimônia, mas para além do sabor doce, as frutas também hidratam e são fonte de muitos nutrientes importantes, além de trazer saciedade.
Busque energia em outras fontes
Correu atrás do bloco e agora se sente cansado? Isso é mais do que natural! Mas pegue leve na cafeína nesse retorno. A melhor opção pode ser um chá preto, que também possui cafeína, mas oferece ainda antioxidantes e outros benefícios. Além disso, o chá, por ser infusionado na água, oferece um nível maior de hidratação.
Xô gordura!
Não é hora de exigir muito do seu organismo, e isso inclui o seu trato gastrointestinal e sua digestão. Por isso, na hora de montar o seu prato, que tal escolher carnes brancas como aves e peixes? Carnes vermelhas são mais custosas para nosso processo digestivo e costumam conter mais gordura.
O método de cocção também conta! Pratos assados, cozidos ou grelhados são opções melhores e mais leves do que frituras e embutidos. Grãos também entram nessa jogada como um atalho para obter mais fibra e saciedade. E se for ingerir gordura, opte pelas gorduras boas, como é o caso do azeite, da azeitona e tantas outras.
Movimente-se, mas vá com calma
Exercícios físicos são fonte de muitos benefícios e já trouxemos esse fato de diversas maneiras por aqui. Portanto, exercitar-se nesse período também trará coisas boas para você. Mas vá com calma! Seu corpo já está cansado de tanto pular carnaval, portanto, agora não é hora de se jogar no treino pesado.
Até porque, se você viveu a festa como se não houvesse amanhã - e esse amanhã chegou -, provavelmente o seu sono foi negligenciado. Sendo assim, não precisa só dormir ou ficar parado, mas opte por uma esteira mais tranquila nesse retorno ou exercícios de fortalecimento, como musculação, mas com poucas séries. Um educador físico pode te ajudar e muito nessa etapa.
Receitas práticas
Assim como te orientamos a procurar um educador físico para te ajudar a montar um treino que faça sentido nessa retomada, um profissional de nutrição também pode ser bastante valioso para pensar nas suas escolhas alimentares nesses primeiros dias.
Alguns portais, porém, já separam receitas de suco detox para dar um boost na sua disposição e recuperação. É o caso deste artigo na Vogue, que além de suco, também indica uma receita de sopa detox - tudo líquido, pensando lá na nossa primeira dica, a hidratação.
Para o jornal Metrópoles, a nutricionista Isabella Chaer Caiado conta que a melhor dica é abusar dos alimentos ricos em potássio, cálcio, magnésio e vitamina B6. “Enquanto o sódio ajuda na retenção hídrica, o potássio funciona como diurético natural”, completa. Nesse mesmo artigo, ela também dá receitas de sucos e sopa.
Passada a curtição, é hora de recuperar seu fígado e intestino que, de acordo com a nutricionista Flávia Sgavioli para a revista Boa Forma, são os órgãos que mais sofrem com os excessos da época. “Alguns estudos mostram que após uma bebedeira, o corpo pode levar três dias ou mais para se recompor completamente”, conclui. Nunca é tarde para começar! Esteja atento.
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas