Coloque em prática

Cinco dicas para melhorar sua relação com o dinheiro

Substituir pensamentos negativos por ações concretas é uma maneira de melhorar a administração financeira

7 de Agosto de 2019


Se você sente culpa ou vergonha quando se trata de dinheiro, essas emoções podem atrapalhar a maneira como você administra as suas finanças. Talvez você gaste demais, tenha medo de investir ou se arrependa de um mau investimento feito no passado. Abaixo, cinco dicas para lidar com esses sentimentos:

1. Reconheça quando a mudança é opcional
Se houver uma área em que você gasta demais, entenda que continuar fazendo isso depende de você. Reconhecer que a mudança é opcional pode, muitas vezes, ser um primeiro passo para tomar uma atitude diferente da habitual.

2. Saiba que você não precisa consertar tudo de uma vez
Digamos que toda vez que você pensa em dinheiro fica paralisado pelas emoções e, por isso, não faz nada para mudar a rota. Em vez disso, implemente uma mudança que venha com um benefício. Por exemplo, ao se sentir culpado por não investir o suficiente, aumente a quantia na próxima aplicação. Quanto aos gastos, você pode cancelar um serviço pelo qual é cobrado, mas não usa. Em suma, a lógica é substituir pensamentos por ações.

3. Identifique mudanças financeiras que se tornaram fáceis
Que mudanças positivas em relação ao dinheiro você fez que, no início, pareciam difíceis e se tornaram padrão depois? Desenvolver uma rotina leva algum esforço no começo, mas se torna automático com o tempo.

4. Entenda que muitas pessoas também têm medo de investir
Você pode achar que sentir medo de investir é anormal ou um sinal de que você é incompetente em relação aos seus colegas. Muitas vezes, no entanto, os outros estão sentindo a mesma coisa que você. Em vez de pensar "eu sou um fraco por achar isso tão difícil", tente pensar "isso é difícil, mas eu posso dar conta".

5. Pare de culpar o outro
Em relacionamentos de longo prazo, muitas decisões financeiras são tomadas em conjunto. Reconheça os padrões que surgem quando você fala sobre dinheiro, como sempre esperar que a outra pessoa assuma a liderança. Trabalhe em conjunto para superar seus bloqueios cognitivos e emocionais, em vez de culpar o outro.

Fonte: Alice Boyes, para Psychology Today
Síntese: Equipe Plenae
Leia o artigo completo aqui.

Compartilhar:


Coloque em prática

Plenae Drops: Lama Michel e nossas qualidades interiores

Lama Michel e nossas qualidades interiores fazem parte da terceira edição do Plenae Drops, a pausa que o seu dia precisa!

14 de Janeiro de 2021


Como as suas experiências do passado refletem em sua vivência? O líder espiritual Lama Michel debate o tema em seu episódio “Como cuidar da sua mente pode transformar seu ano novo?” no Plenae Drops - Resoluções de Ano Novo.

Para ele, nossas emoções determinam a forma como experimentamos a realidade, assim como toda a nossa criação, crenças e costumes. Portanto, cuidar das nossas qualidades interiores é o caminho para quem busca se desvincular um pouco do passado e conseguir construir um eu mais sólido e com mais propósito e espiritualidade para o futuro.

Pergunte-se neste novo ciclo: o que eu quero ser e me tornar? Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais