Coloque em prática

6 maneiras de aumentar a autoestima

Quinta maior causa de morte de mundo, doença não tem tratamento

3 de Maio de 2019


Ter uma vida social ativa e contar com uma rede de suporte faz comprovadamente bem à saúde. Uma nova pesquisa revelou, no entanto, que é preciso estar com a autoestima elevada para obter os benefícios do apoio social. Em um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mais de 900 americanos de meia-idade responderam a um questionário sobre seu senso de autoestima, nível de apoio social, comportamentos de saúde e informações sociodemográficas.

Em uma segunda etapa, os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos voluntários para analisar um marcador de inflamação chamado proteína C-reativa. Altos níveis de proteína C-reativa estão associados a diversas condições de saúde, como doença inflamatória intestinal e artrite reumatoide, bem como um aumento do risco de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Quando os pesquisadores compararam os resultados, descobriram que os níveis de proteína C-reativa eram mais baixos em indivíduos que relataram autoestima elevada, mas não para aqueles que relataram baixa autoestima. Esses resultados ajudam a ampliar nossa compreensão sobre a saúde mental na manutenção da boa saúde física.

O estudo confirma o papel da baixa autoestima, estresse crônico, depressão e falta de auto-compaixão em processos inflamatórios. Os pesquisadores acreditam que pessoas com baixa autoestima podem rejeitar o suporte social, por não se sentirem merecedoras do apoio que recebem. Se você se sente assim, não vai obter os benefícios. Abaixo, seis passos para aumentar sua autoestima:

  1. Pare de fazer críticas negativas a si mesmo. Ao perceber pensamentos ruins, foque nas suas características positivas.
  2. Evite comparar-se a outras pessoas. Ninguém é tão perfeito quanto você pensa que é.
  3. Ajude pessoas que estão em situação mais difícil que a sua. O voluntariado pode fazer você se sentir bem consigo mesmo.
  4. Perdoe-se em vez de sentir vergonha ou raiva ao cometer um erro. Reconheça que todos os humanos erram; você é como todo mundo.
  5. Envolva-se em mais atividades sociais. Quanto mais envolvido você estiver, maiores serão suas chances de encontrar pessoas que fazem você se sentir amado e apreciado.
  6. Vá ao parque ou à praia. Exercitar-se em meio à natureza e participar de atividades em grupo ao ar livre melhora tanto o humor quanto a autoestima das pessoas, mais do que simplesmente envolver-se em uma atividade social.
Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Susan McQuillan
Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Coloque em prática

#Plenae2021: metas para um ano com mais equilíbrio no seu contexto

Separamos metas possíveis para dar um boost em todos os seus pilares Plenae nesse ano novo que se inicia. Inspire-se!

9 de Janeiro de 2021


“O Contexto é o meio onde estamos inseridos. Os contextos nos quais vivemos, em especial sob os aspectos ambientais (espaços verdes, ar limpo e água pura), econômicos (renda média familiar, acesso à alimentação e à saúde de qualidade) e educacionais (amplitude e duração da educação formal e informal), contribuem diretamente para nossa longevidade.”

Essa é a descrição do nosso pilar Contexto! Se você acompanha o Plenae, já deve saber que ele é um dos nossos pilares que acreditamos fazer parte dessa complexa máquina que é o ser humano. Uma vez que estejam todos equilibrados, então teremos uma vida equilibrada, cheia de qualidade, bem-estar e, porque não, longa.

Que tal se basear nos conteúdos do ano que passou para estabelecer suas metas de 2021? Conheça as nossas sugestões e inspire-se para mudar de hábito nesse clima de esperança e oportunidades que um ano novo traz!

Metas

1- Comece a se planejar para ter uma aposentadoria tranquila . Mesmo sendo jovem, não espere muito para pensar no amanhã. Que tal conhecer novos mercados, como a economia prateada , para novos investimentos? Conheça os desafios e oportunidades desta era .

2- Não pare de estudar. O estudo, além de trazer propósito de vida , abre portas eternas, sobretudo se for continuado, como o lifelong learning .

3- Esteja antenado. Seja nos livros , seja nos filmes , cultura nunca é demais para aqueles que anseiam por uma bagagem digna e enriquecedora.

4- Procure ser feliz em sua carreira . Sim, é possível ! O trabalho não deve ser tarefa somente estressante ou com objetivo financeiro. Confie em si mesmo, afaste possíveis Síndromes do Impostor e cresça ainda mais! E se você for mulher, se jogue nas novidades do empreendedorismo feminino!

5- Organize sua vida. Mas, dessa vez, organize de verdade. Se precisar contar com a ajuda da tecnologia, não hesite: existem muitos aplicativos que podem te ajudar !

6- Pare, respire, descanse. Mesmo quando a rotina parecer te sufocar. Entenda que o ócio criativo é também uma forma de produzir, e que estar em contato com a natureza pode trazer benefícios para diferentes frentes da sua vida.

Que tal se basear nos conteúdos do ano que passou para estabelecer suas metas de 2021? Conheça as nossas sugestões e inspire-se para mudar de hábito nesse clima de esperança e oportunidades que um ano novo traz!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais