Coloque em prática
Veja como a tecnologia pode organizar melhor o seu dia e fazer você ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: você mesmo.
28 de Abril de 2020
Em um mundo moderno e imediatista como o nosso, cuidar da nossa vida sem pequenos auxílios parece tarefa impossível - ou pelo menos, muito difícil. Afinal, é preciso organizar as tarefas diárias, cuidar do corpo e da mente, e ainda ficar de olho nas finanças. Tudo isso ao mesmo tempo!
Mas fique calmo que a tecnologia pode te ajudar. A equipe Plenae separou alguns aplicativos que podem te ajudar nesse objetivo árduo que é manter-se em equilíbrio. Há uma infinidade de opções semelhantes aos nomes que apresentaremos a seguir, e até com funções que não foram citados por aqui.
Nosso foco não é contemplar todos eles, é claro, mas sim, gerar esse gatilho de mudança, para que você comece a usar cada vez mais o seu celular não somente para se distrair. Lembre-se: ele pode ser um forte aliado na sua rotina desde coisas simples até as mais complexas. Vamos lá!
Para cuidar das tarefas
O primeiro passo que você deve dar é organizar sua
to do list
. Isso pode ser feito manualmente e à moda antiga, em um caderninho de sua preferência ou até mesmo em um
planner
mais elaborado.
Mas existem aplicativos que desempenham a mesma função para você, com adendos bem interessantes, como sincronização de agenda e demais aplicativos, notificações que fazem seu celular apitar e te lembrar instantaneamente de algum compromisso, além de fácil compartilhamento com terceiros que possam estar envolvidos em seu planejamento de alguma forma.
O
Wunderlist
oferece tudo isso e muito mais. Disponível para
android
ou
sistema iOS
, o app é gratuito e possui uma das mais altas avaliações dentro de sua categoria, e é agora atrelado ao
Microsoft To Do, antigo aplicativo com a mesma função. Ou seja, ele está ainda mais completo. Vale conferir e dar um start nas suas organizações!
Para cuidar das finanças
Uma vez que suas tarefas previstas estão devidamente organizadas, é hora de planejar o seu bolso e quanto essas atividades vão te custar.
O aplicativo brasileiro
Guiabolso
tem como objetivo “te conectar com as melhores soluções financeiras para o seu momento”.
E o que isso significa? Que, uma vez que todas as suas contas estão conectadas, ele irá sincronizar os seus dados e te oferecer relatórios e dicas personalizadas com base no seu perfil e na sua realidade.
Ele também categoriza os seus gastos para que você possa visualizar melhor para onde a maior parte do seu
dinheiro
está indo no seu mês.
Por fim, ele ainda oferece desconto em uma série de parceiros e até mesmo o serviço bancário de empréstimo.
Para baixá-lo é só entrar na sua loja de aplicativos, pois ele é gratuito e disponível tanto para
android
quanto para
sistema iOS
. Importante: o aplicativo não realiza nenhuma movimentação financeira por você, ele somente tem acesso ao que você escolhe, conforme seus termos de uso, apresentar em termos de dados.
Para cuidar do corpo
Durante a quarentena, uma onda de aplicativos voltados à musculação vieram à tona. Essa é uma tendência que deve ser seguida e perpetuada mesmo quando toda a crise passar, pois ela democratiza a academia e torna os cuidados com o corpo mais acessíveis. Além disso, joga luz sobre esse tema tão importante.
Mas praticar exercícios físicos demanda ainda mais hidratação. O corpo humano necessita, em média, de 2 litros de água por dia. Se você estiver com sua musculação em dia, pode dobrar essa meta para 4 litros diários.
Um corpo bem hidratado mantém sua pele e cabelo igualmente hidratados, é benéfico para o bom funcionamento dos seus órgãos vitais, ajuda na diluição de gordura e sais minerais em excesso do nosso corpo, evita fadiga e dores de cabeça, entre outros muitos benefícios.
Como a quantidade pode ser alta para quem não tem o costume de beber água frequentemente, o aplicativo
Hydro
pode ser seu aliado nesse desafio. Apesar do nome em inglês, ele está inteirinho em português e é gratuito, tanto para
iOS
quanto para
android.
Além de calcular, com base no seu peso e altura, a quantidade de água aproximada que o seu corpo demanda, ele também traçará metas de hidratação que você deve atingir e te apresentará gráficos e estatísticas da sua evolução. Ele também oferece o sistema de notificações, que vão apitar em seu aparelho quando você deverá ingerir o líquido ao longo do seu dia.
Para cuidar da mente
Corpo
e
mente
, como você já sabe, caminham juntos e devem estar em sincronia. Como já dissemos diversas vezes aqui no nosso portal, a
meditação
é uma prática milenar que ajuda a equilibrar os seus dois pilares e traz consigo ainda
uma série de benefícios
.
Mas ela nem sempre é fácil, sobretudo aos que não estão acostumados a praticá-la.
Nessa matéria
separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar nesse início.
O aplicativo
Medite.se
tem como principal objetivo desmistificar a meditação e torná-la acessível a todos. Criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto, ele é gratuito, disponível para
android
e
iOS
e já conta com mais de 500 mil downloads.
A ideia é fazer de você o seu próprio
personal trainer
espiritual. Você conta com meditações guiadas, músicas próprias para a prática, estudos científicos que comprovam a eficácia do treinamento, gráficos da sua evolução, e ainda a informação de quantas pessoas meditaram junto com você naquele momento.
Para estudar e manter-se atualizado
Já sabemos: sua rotina é acelerada e provavelmente não comporta mais um curso, certo? Isso não é mais desculpas no século XXI. Você pode - e deve! - estudar onde e quando puder. Até porque,
estudar pode te trazer propósito de vida.
É para isso que iniciativas como o estudo a distância crescem e ganham cada vez mais força.
Nem mesmo aquele de línguas, que a tanto tempo você sonha em fazer, deve ficar de fora dessa. Existem vários apps que podem te apresentar novas línguas, ou ajudá-lo a praticar alguma que você já saiba, para não sair de forma.
O mais antigo e bem avaliado de todos eles é o
Duolingo
.
Seu sistema é intuitivo e simples, fazendo com que o usuário rapidamente se encontre por ali e saiba mexer em pouco tempo.
Seus módulos possuem um perfil de gamificação, ou seja, o uso de técnicas de design de jogos aplicados em seus ensinamentos, fazendo com que esse momento de estudo mais pareça uma partida de algum jogo qualquer, onde você conta com níveis e recompensas.
Ele ainda oferece sincronização com a sua conta profissional no Linkedin, permitindo o compartilhamento dos seus avanços no idioma para toda sua rede. Por fim, oferece inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto. Baixe gratuitamente na sua loja de aplicativos
android
ou
iOS
e comece ainda hoje a brincar de aprender.
Gostou das nossas dicas? Lembre-se que todas elas podem te ajudar a avançar um passinho de cada vez rumo a uma vida mais plena, com seus pilares equilibrados, e assim, atingir bem-estar e porque não, longevidade.
Compartilhe com a gente pelo Instagram sua evolução nesses e outros aplicativos. Iremos repostar na nossa conta
@portalplenae
e, assim, incentivar toda a comunidade a seguir o seu exemplo também.
1 de Julho de 2021
Certamente você já ouviu falar sobre a importância da gratidão. Mas você já chegou a fazer o exercício de ser grato com constância e disciplina para ver o impacto em sua vida? Pensando nisso, o Plenae (a)prova de julho escolheu o livro “O milagre da Gratidão” , de Márcia Luz, que irá representar o pilar Relações e nos ajudar a colocar em prática esse sentimento tão intenso.
Objetivo: criar o hábito de ser grato
Método: baseado no livro “Diário da gratidão - escrever todos os dias 10 coisas pelo qual ser grato”.
Porque fazer :
- Conseguir desfrutar mais das experiências positivas da vida
- Aumentar nossa autoestima e diminuir o estresse e sentimentos negativos
- Criar laços mais verdadeiros e sólidos de amizade
- Diminui comparações com os outros e ter comportamentos mais saudáveis
Etapas :
- Fazer o teste da Oxford disponível abaixo
- Listar, todos os dias, 10 coisas pelas quais vale a pena ser grato
- Fazer novamente o teste após 30 dias e observar se houve mudança
Formulário da Oxford
Muitos estudos têm sido realizados para entender como o ato de ser grato pode beneficiar nossa saúde física, mental e emocional. Por aqui, no Plenae Drops e também em matéria sobre felicidade e sobre o bom envelhecimento , o neurocientista Fabiano Moulin nos contou como a prática do “Diário da Gratidão” nos ajuda a atravessar esse momento tão desafiador da pandemia e, mais importante, criar novas conexões neurais capazes de aumentar nosso bem-estar e melhorar nossas relações sociais. Como ele mesmo afirma, “não é a pessoa feliz que é grata, mas sim a pessoa grata que é feliz”.
Algumas pessoas confundem a gratidão com o ato de dizer “obrigado”. Na verdade, ela é um sentimento que surge ao reconhecermos as coisas boas que temos e que recebemos. Cientistas afirmam que a prática provou ser um dos métodos mais confiáveis para aumentar a felicidade e a satisfação com a vida, além de ajudar a diminuir a ansiedade e a depressão, melhorar a qualidade do sono, reduzir a pressão arterial, fortalecer relacionamentos afetivos, entre outros benefícios.
Acompanhe nossa jornada todo domingo nos stories nos próximos 30 dias e compartilhe suas experiências usando a hashtag #PlenaeAprova! Você já agradeceu hoje? Tire 10 minutinhos do seu dia para olhar para a vida a partir de uma nova perspectiva e venha com a gente desenvolver o que é considerada a maior de todas as virtudes humanas: a gratidão!
Iniciamos o mês de julho com o Desafio Plenae (a)prova da Gratidão, inspirados pelo livro “O milagre da Gratidão” , e você confere o passo a passo clicando aqui[hiperlinkar]. Márcia Luz, autora da obra, tem dedicado toda sua carreira ao tema. Para ela, “ a gratidão é capaz de operar verdadeiros milagres na vida de todos que a praticam com disciplina ”. Assim, seu livro parte direto para a prática e nos convida a olhar, a cada dia, para pequenos detalhes de nossas vidas sob a luz deste sentimento tão virtuoso.
E por que a gratidão é tão transformadora? Pois “ o que a gratidão faz é mudar o seu foco. Você pára de olhar para os problemas e começa a ver as bênçãos; deixa de prestar atenção nos obstáculos e enxerga as oportunidades; para de reclamar e começa a agradecer .”
E a ciência não poderia concordar mais. Estudos comprovam que, ao nos sentirmos gratos, ativamos os centros de recompensa do cérebro, liberando dopamina - um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer - e ocitocina, conhecida como o hormônio do amor.
Podemos expressar a gratidão de diversas maneiras, mas o livro propõe o método conhecido como “Diário da Gratidão”. A cada dia, a autora apresenta um tema para o qual deveríamos agradecer e, na sequência, devemos listar mais 9 coisas pelo qual vale a pena ser grato. O desafio total descrito por Marcia Luz é de 90 dias. Aqui no Plenae, contaremos a vocês como foram os primeiros 30 dias desta jornada e se o método nos ajudou a transformar a gratidão em um hábito.
“Difícil colocar em palavras como me sinto após 30 dias agradecendo diariamente. Quando comecei o desafio, não coloquei muita fé de que elencar 10 coisas pelo qual sou grata todos os dias me traria uma grande transformação. Parecia simples demais. Mas, já na primeira semana, comecei a me sentir bastante motivada em tornar isso um hábito. Essa experiência de olhar para pequenos detalhes que normalmente não prestamos atenção e damos por certo de que sempre estarão ali, foi muito inspiradora - e o livro ‘O Milagre da gratidão’ ajudou muito.
Os temas variaram de semana a semana, e propunham agradecer desde pequenas partes do nosso corpo, como boca, olhos, ouvidos, até pessoas queridas, animais de estimação ou o simples ato de sorrir. Nunca tinha agradecido o fato do meu coração bater ininterruptamente até 100 vezes por minuto, durante mais de 40 anos de vida, sem falhar uma batida sequer. Ou meu sangue, por fluir como um rio da vida por todo o meu corpo. Olhei para o quanto eu passo batido por pequenos e quase imperceptíveis milagres que acontecem todos os dias em minha vida e me senti, de fato, mais feliz.
A transformação aconteceu de forma sutil, como uma brisa de primavera, e gentilmente foi me tornando mais otimista, serena e positiva. Ao entender que, para colher os benefícios desse exercício, eu precisava sentir e não só listar automaticamente coisas boas, decidi me preparar adequadamente para estar o mais presente possível e comecei a fazer 10 minutos de meditação antes de abrir o livro. Também comecei a colocar uma música inspiradora de fundo enquanto escrevia. Ok, me chamem de romântica, mas eu adoro uma trilha sonora!
Aos poucos , as mudanças começaram a se tornar mais perceptíveis. Me vi agradecendo em outros momentos do dia. Também pude ver uma melhora no meu relacionamento a dois e percebi que estava mais gentil com as pessoas. Meus pensamentos eram mais positivos que negativos.
Sempre que algo bom acontecia, eu logo estava registrando aquilo em meu diário. As linhas foram se tornando pequenas e, quando parecia não ter mais o que agradecer, olhava para as “obviedades” ao meu redor. Agradecia pela cama confortável, pela comida deliciosa que preparei, pelo dia de sol, pelo dia de chuva e, assim, a sensação era que a vida ia ganhando um brilho especial.
Acredito, sinceramente, que não damos a devida atenção ao poder que a gratidão tem em nossas vidas. Posso dizer por mim, sempre ouvia falar muito sobre a importância de cultivar esse sentimento, mas nunca tinha me dedicado com afinco a isso. Aprendi com este desafio que, de fato, a gratidão tem um poder muito curador.
Sei que pode parecer papo de autoajuda, mas andava me sentindo com o coração fechado e me perguntava: como abrir esta porta? Sentia que os desafios desse momento de pandemia me engoliam e simplesmente não conseguia relaxar, acolher o outro ou a mim mesma, me sentir genuinamente feliz.
Fiz o questionário da Oxford e minha pontuação estava abaixo de 4. Hoje eu sinto que abri uma brecha, me sinto menos arisca, mais otimista e meu resultado no questionário chegou a quase 5! Para mim, é a maior prova de que o diário da gratidão é uma das ferramentas mais poderosas para nos fazer felizes.”
E aí? O método foi (a)provado? Certamente! Acreditamos que a busca por uma vida mais plena passa, necessariamente, pelo cultivo de sentimentos bons como a gratidão. Sendo assim, o livro de Márcia Luz se mostrou uma ótima ferramenta para dar início a mais essa jornada. E como pudemos ver, após os 30 dias de prática, nosso nível de felicidade, segundo o questionário da Oxford, aumentou significativamente.
De fato, a gratidão é considerada um dos principais gatilhos da felicidade. Ela te traz para o momento presente e coloca o foco na valorização do que você já tem e como chegou até aqui. Sempre que nos sentimos gratos, ativamos nossos centros de recompensa no cérebro e liberamos dopamina, um importante neurotransmissor do bem-estar e a ocitocina, conhecida como o hormônio do amor. Portanto, é cientificamente comprovado de que exercitar esse sentimento tão genuíno é positivo por vários motivos.
O teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer escreveu: "Na vida comum dificilmente percebemos que recebemos muito mais do que damos, e que é somente com gratidão que a vida se torna rica". Você tem percebido a felicidade nas pequenas coisas que te rodeiam? E mais importante: tem agradecido por elas? Aproveite para colocar esse método em dia e divida suas experiências com a hashtag #PlenaeAprova.
Conteúdos
Vale o mergulho Crônicas Plenae Começe Hoje Plenae Indica Entrevistas Parcerias Drops Aprova EventosGrau Plenae
Para empresas